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30/04/2012 - 07h37

Blogs e sites podem servir como vitrine de candidatos

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

Entre enviar um currículo para a agência AlmapBBDO e atrair a atenção com um projeto original, a publicitária chilena Andrea Olivares Pardo, 25, preferiu investir na segunda opção.

Daniel Marenco/Folhapress
Fernanda Ferreira divulga seu trabalho em um blog
Fernanda Ferreira divulga seu trabalho em um blog

No ano passado, Pardo criou o portal "Marcello Serpa, me liga" -Serpa é diretor da agência de publicidade AlmapBBDO.

A cada semana, ela bolava uma campanha hipotética e publicava no site. E ainda detalhava suas estratégias com vídeos caseiros. A publicitária estabeleceu um tempo-limite para se dedicar à iniciativa: seis meses.

A campanha transformou-se em um viral na web. Três meses depois do lançamento do site, a Almap convidou Pardo para um estágio.Hoje, o site www.serpameliga.com está inativo e exibe uma faixa vermelha com o aviso "Me ligaram! Campanha concluída".

Pardo deixou o Chile e trabalhou na agência brasileira por nove meses. "Minha experiência foi única. Em pouco tempo, cresci muito como publicitária", avalia.
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Apesar do sucesso de sua campanha de autopromoção, ela afirma que não pretende elaborar ação semelhante. "Agora tenho um portfólio bacana para apresentar", diz.

Usar artifícios inusitados para pleitear uma vaga é comum na área de comunicação, afirma Adriana Gomes, coordenadora de carreiras da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

CRIATIVO
"Os profissionais são naturalmente criativos e acabam refletindo isso na forma como buscam uma oportunidade de trabalho",explica Gomes.

A originalidade, complementa, é bastante valorizada por empresas desse segmento. "Mas é preciso mostrar conteúdo e conhecimento ao empregador", sugere.

Foi o que fez a designer Fernanda Ferreira, 22. Ela criou o blog "Como Eu Realmente" www.comoeurealmente.com com tiras humorísticas sobre o cotidiano feminino.

O blog que, segundo ela, tem 4.000 acessos diários, virou um cartão de visitas profissional. "Já recebi várias propostas de trabalho e de frilas por conta do blog."

ÁREAS CONSERVADORAS

Em áreas mais conservadoras, como a financeira, a administrativa e a jurídica, apelar para o exibicionismo para ser contratado pode prejudicar a credibilidade do profissional.

Para se diferenciar, uma dica é propor soluções para os problemas da empresa, destaca Ademir de Souza, conselheiro da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

Diretor financeiro da ArtCenter, que atua no ramo de impressão, Walther Bottaro de Castro, 25, foi original e sutil ao se apresentar na empresa.

No lugar de um portfólio on-line, ele criou um projeto para ressaltar o quanto o seu trabalho beneficiaria a companhia. O resultado: foi contratado. "Viram que eu poderia fazer a diferença."

 

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