Ouvir música no trabalho melhora a produtividade, diz estudo
DE SÃO PAULO
Uma pesquisa feita na Universidade de Miami (EUA) indica que ouvir música no trabalho pode melhorar a produtividade do funcionário. O estudo, feito com profissionais do setor de tecnologia, indica que, em geral, aqueles que costumam escutar canções terminam suas tarefas mais rápido e têm ideias melhores, porque o som melhora o humor.
"Quando você está estressado, pode tomar decisões de modo mais precipitado, porque está com um nível de atenção muito baixo. Quando seu humor está mais positivo, você pode analisar melhor as opções", disse Teresa Lesiuk, professora do departamento de musicoterapia da universidade, responsável pelo estudo, ao jornal "The New York Times".
Mas há diferenças nos resultados de acordo com o nível de experiência do funcionário. A pesquisadora diz que as pessoas com "experiência moderada" no trabalho foram as que mais se beneficiaram, enquanto os mais mais vividos na profissão não apresentaram muitas melhoras na produtividade. E a música pareceu distrair os mais novatos.
Mas é preciso estar atento à política da empresa --se ficar com fones de ouvido no escritório é aceitável na organização. Também é indicado impor limites, já que ouvir música o dia todo pode ser classificado como mal-educado pelos colegas. Amit Sood, médico da Clínica Mayo, diz que entre 15 e 30 minutos são suficientes para melhorar a concentração e que canções sem letra funcionam melhor.
+ CANAIS
+ NOTÍCIAS SOBRE EMPREGOS
- Profissional precisa lidar com crises
- Ser famoso na internet não basta
- Profissional deve reportar dados estratégicos à diretoria
Livraria
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade