Publicidade
05/10/2012 - 11h12

Chefes com cargos altos têm menos estresse, diz estudo

DE SÃO PAULO

Ser promovido no trabalho pode significar mais do que apenas um aumento de salário. De acordo com um estudo feito nos Estados Unidos, quanto mais alto o cargo o profissional tem, menos estresse e tensão ele passa.

Fim de ano faz vagas no comércio paulistano crescerem 60%
Magazine Luiza abre inscrição para programa de trainee
Brasil é o segundo país em que diretores financeiros ganham melhor
Shoppings devem abrir 151 mil vagas no fim de ano

A pesquisa, feita nas universidades de Harvard e Stanford, analisou 200 profissionais. Eles mediram o estresse das pessoas por meio de hormônios presentes na saliva e também por indicadores de ansiedade presentes em um questionário.

O resultado indica que os chefes com mais responsabilidade e altas posições na hierarquia apresentavam menos sinais de estresse, independentemente da idade e do gênero. Para medir o nível de responsabilidade dos gestores, os pesquisadores analisaram o número de subordinados do profissional e também a autoridade que eles tinham sobre outras pessoas na organização.

Para os autores da pesquisa, o estresse menor é causado pela posição desses profissionais, que dá a eles muito controle. "Ter um cargo de liderança aumenta a sensação de controle das pessoas, o que reduz o efeito do estresse", disse Jennifer Lerner, uma das autoras da pesquisa, ao jornal "Sydney Morning Herald". "A ascensão a altos cargos encoraja os líderes a delegar o trabalho do dia a dia para os subordinados."

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag