Publicidade
18/01/2013 - 06h55

Como responder às 3 perguntas mais importantes de uma entrevista em inglês

ROBERT YOUNG
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A vida muitas vezes parece ser uma longa lista de perguntas que pedem resposta. "Qual é a sua cor favorita?", "Já chegamos?", "Como está meu cabelo", "Você está prestando atenção?", "Você pode explicar para a classe a teoria da evolução de Darwin?".

Estamos sempre nos preparando para dar uma resposta.

Veja as 25 perguntas mais inusitadas em entrevistas de emprego
Empresas adotam 'terapia interna' para treinar funcionários
Jovens brasileiros preferem reconhecimento a salário alto

Em nenhum outro momento este preparo é mais necessário do que em uma entrevista de emprego. Quando se trata de entrevistas tradicionais, há três questões bem prováveis e que sempre causam problemas, independentemente do quanto o candidato tenha se preparado.

A primeira é a clássica: "Fale-me sobre você" (Tell me about yourself). Normalmente esta pergunta pega muita gente desprevenida. Pode ser que a entrevista comece com uma conversa informal e então o entrevistador jogue a "bomba" chamada "Tell me about yourself".

Parece fácil de responder, mas por algum motivo o entrevistado começa a balbuciar com muitos "uh's, hmmm's, well's e know's" e outras palavras como estas, na tentativa de encher as frases. A pergunta é estratégica. O entrevistador não quer saber sua história de vida, tampouco quer um discurso sobre seus passatempos favoritos. O que se espera é que você consiga consolidar os pontos mais relevantes da sua carreira em uma resposta coesa.

É muito importante responder focando as necessidades da empresa em que está realizando a entrevista.

A segunda questão é "porque você quer trabalhar para esta empresa?" (why do you want to work for this company?).

Dizer que a razão é o salário não é uma boa idéia. Este é o momento em que você pode mostrar que "fez a lição de casa" e estudou a empresa, sua história, suas possibilidades de crescimento e como você poderia contribuir com seu talento e experiência. A empresa quer saber exatamente por que deveria contratar você. Querem ver o seu interesse no que ela faz.

E a ferceira pergunta é "O que você estará fazendo daqui a cinco anos?" (Where do you see yourself five years from now?).

Diante dessa pergunta, na minha primeira entrevista de trabalho, eu ingenuamente respondi "o seu trabalho". Por favor, jamais dê uma resposta como essa. A resposta para esta pergunta requer primeiro uma pesquisa sobre o cargo pretendido para melhor compreensão sobre as possibilidades de crescimento na carreira.

Finalmente, não dê um salto muito alto para não parecer que você já está pensando em promoção sem sequer ter começado a trabalhar. Pode parecer que você só vê o emprego como um degrau para uma posição melhor, e que não está tão comprometido com o trabalho quanto deveria.

Em muitas situações o entrevistado tenta fazer uma fraqueza parecer um ponto forte, como por exemplo: "Eu trabalho duro e normalmente fico horas a mais todos os dias". Nesse caso, o que o entrevistador vai ouvir é que você não sabe organizar o tempo. Ao contrário, diga que você já teve dificuldades com organização do tempo, mas que estabeleceu metas específicas para lidar com esta sua fraqueza e então mencione os resultados.

O americano Robert Young é consultor de idiomas em São Paulo, sócio da Ceola & Young Global Language Consultants e coautor de "Fluent Business English"

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag