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14/04/2013 - 02h00

Empresa adota plano para que profissional deixe o carro em casa

FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

Empresas de São Paulo começam a pensar em como fazer para que os seus funcionários cheguem mais rápido ao escritório -preferencialmente, deixando o carro na garagem de casa.

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Para isso, algumas delas instituíram um "coordenador de mobilidade", que analisa qual é a melhor forma de os membros da equipe fazerem o caminho até o trabalho.

No Brasil, os moradores da Grande São Paulo são os que mais demoram para chegar à empresa. Gasta-se, em média, 42,8 minutos nesse trajeto. É um dos mais altos índices do mundo, de acordo com uma pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) publicada neste ano. No Rio, a média é um pouco menor: 42,6 minutos. Em Porto Alegre, são 27,7 minutos; em Xangai, mais de 50.

O Banco Mundial está implementando um projeto-piloto em São Paulo e na Cidade do México para que as empresas passem a interferir mais no deslocamento de seus funcionários até o trabalho. "A meta é reduzir o número de pessoas dirigindo sozinhas", afirma Andréa Leal, da unidade de desenvolvimento sustentável da instituição.

Ze Carlos Barretta/Folhapress
Suzana Cardozo, do Hotel Hilton, desenvolve plano de mobilidade para os funcionários que começam na empresa
Suzana Cardozo, do Hotel Hilton, desenvolve plano de mobilidade para os funcionários que começam na empresa

O projeto propõe uma série de medidas a companhias com escritórios em dois conjuntos comerciais em São Paulo, o WTC (World Trade Center) e o Cenu (Centro Empresarial Nações Unidas).

Leal conta que 80 estabelecimentos com escritórios nesses conjuntos foram convidados a participar de palestras, e 20 aderiram.

Uma das sugestões é trocar o subsídio ao estacionamento por outro tipo de benefício -pagar uma mensalidade de academia, por exemplo.

O Banco Mundial também pede que as empresas adotem soluções de caronas -a sugestão é entrar no Caronetas, um site que permite aos funcionários das empresas cadastradas descobrir quem são os colegas que moram perto e, assim, dividir carros e custos.

Também há medidas que interferem na forma de organizar o trabalho, com o objetivo de reduzir deslocamentos. Uma delas é que cada pessoa trabalhe de casa uma vez a cada 15 dias, pelo menos. Outra estratégia é adotar a chamada semana comprimida, ou seja, elevar a carga horária do funcionário em determinados dias da semana para que ele ganhe uma folga em outro.

O hotel Hilton, um dos que aderiram ao projeto, iniciou um plano de mobilidade para os novos funcionários, conta Suzana Cardoso, 32, a gerente de marketing da empresa.

A equipe de Cardoso é responsável por um estudo que oferece dicas sobre os melhores trajetos utilizando o transporte público, explicações de como funciona o Caronetas e outras sugestões.

Os funcionários que recebem o plano ficam "aliviados", ela diz. "Há uma insegurança ao entrar em um novo trabalho e a questão de como chegar contribui para isso. Apresentamos os dados de uma maneira simples e em um lugar só, e eles agradecem bastante."

Uma das dicas é o contato dos Bike Anjos, uma ONG que auxilia interessados em fazer o trajeto pedalando -eles dão palestras sobre como enfrentar o tráfego em grandes cidades e também acompanham, individualmente, pessoas que têm receio de utilizar a bicicleta como meio de transporte.

Não é o caso do arquiteto de solução Igor Osch Simões, 32, que trabalha nas imediações da avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, na zona sul de São Paulo, onde a mensalidade de um estacionamento custa cerca de R$ 500.

Há dois anos, ele faz o caminho de casa para o trabalho pedalando. O trajeto é de até 12 quilômetros, dependendo da rota escolhida.

"Acham que sou 'anormal' por me propor a andar de bicicleta, mas muita gente quer saber como é, como faço", afirma.

HORA DO BANHO

Simões conta que tenta convencer os colegas a usar a bicicleta para ir trabalhar, mas não consegue. A maior resistência, ele diz, é pela falta de chuveiros -mais ainda do que o medo de acidentes.

"Todo mundo sabe que [a empresa] não tem um bom vestiário, com chuveiro. Eu explico que trago a camisa dobrada."

A empresa de Simões, a Compuware, aderiu ao programa do Banco Mundial.

As impressões dele batem com os dados da organização. Leal destaca que uma pesquisa apontou que 20% dos funcionários do conjunto iriam de bicicleta caso houvesse infraestrutura para isso. As empresas estão estudando como melhorar os vestiários.

OS PORQUÊS

Para implementar o programa, o Banco Mundial chamou o consultor norte-americano Peter Valk, especialista em gestão de demanda por viagens.

Ze Carlos Barretta/Folhapress
Igor Osch Simões pedala até o trabalho e tenta convencer os colegas a fazer o mesmo, mas não consegue
Igor Osch Simões pedala até o trabalho e tenta convencer os colegas a fazer o mesmo, mas não consegue

Ele explica que, nos EUA, há cidades que obrigam os empregadores a ter um plano de mobilidade para os funcionários.

Para ele, as companhias também se beneficiam desses planos. Valk aponta que, se quiserem manter os bons funcionários, as empresas precisam "agradá-los", e essa é uma maneira de fazer isso. Há ainda redução de custos com estacionamentos.

Outro motivo que faz com que o empregador se preocupe com a viagem do funcionário é a produtividade, diz Felipe Moura Xavier, 26, dono de uma cantina de comida italiana em Itapecerica da Serra e de uma escola de inglês em Cotia, ambas na Grande São Paulo.

Ele afirma ter usado o site de recrutamento TrabalhandoPerto.com para contratar um barman, um garçom e um professor que moram a, no máximo, 10 quilômetros dos estabelecimentos.

O site cruza dados de empregadores e candidatos que estão próximos. "A justificativa para atrasos era quase sempre o trânsito. E, se tem um acidente [no caminho], eles perdem metade do dia de trabalho", afirma Xavier.

 

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