Publicidade
15/08/2013 - 14h20

Veja seis dicas para escolher a empresa em que você quer trabalhar

BÁRBARA LIBÓRIO
DE SÃO PAULO

Procurar um emprego pode exigir mais que um bom currículo. Na busca pela "vaga dos sonhos" é preciso ficar atento a aspectos importantes que dizem se os perfis da empresa e do cargo são compatíveis com o seu.

"Nunca esteve tão fácil mudar de emprego no Brasil. Quem é um pouco mais qualificado, interessado e dedicado, hoje está escolhendo onde trabalhar", afirma o consultor de gestão de pessoas Eduardo Ferraz, autor do livro "Seja a Pessoa Certa no Lugar Certo" (Editora Gente, R$ 24,90, 188 págs.). Ele destaca algumas dicas que podem evitar enganos e frustrações:

Renato Stockler/Folhapress
Jovem em uma entrevista de emprego
Jovem em uma entrevista de emprego

TRACE SEU PERFIL
É importante estar atento a algumas características que podem afetar seu esquema de trabalho. Se você adora lidar com pessoas, deve fugir de trabalhos que o obriguem a encarar apenas processos ou números. Da mesma maneira, se você não gosta de trabalhar sob pressão, deve evitar cargos que estabeleçam metas a curto prazo.

SAIBA AONDE QUER CHEGAR
Segundo Ferraz, conhecer suas metas e objetivos é essencial para escolher um trabalho no qual você possa se realizar. Se você tem um alto potencial de liderança e quer crescer rápido, deve apostar em pequenas empresas. "Start-ups e empresas menores costumam crescer mais rápido do que grandes companhias", explica.

CONHEÇA A EMPRESA EM QUE QUER TRABALHAR
Informar-se sobre seu futuro local de trabalho é importante. Para Ferraz, vale até tirar dúvidas com atuais funcionários da empresa. "Hoje em dia, principalmente se você está em busca de um emprego em uma grande empresa, você encontra muita informação na internet", explica.

QUESTIONE
Caso você já esteja participando de um processo de seleção, não perca a oportunidade de tirar dúvidas que podem esclarecer se os perfis da empresa e do cargo têm a ver com você. Se você já pensa na possibilidades de uma promoção, pode perguntar quanto tempo isso costuma demorar para acontecer. "Se o entrevistador disser que a média é dez anos e você quer crescer rápido, provavelmente essa não seja uma boa opção", diz o consultor. Se você for uma pessoa multitarefas, também pode questionar sobre a existência de programas de rodízios de funções.

SEJA VOCÊ MESMO
Não tente ser outra pessoa quando estiver participando de uma entrevista. Ao fazer isso, você pode acabar sendo escolhido para um cargo que não tem nada a ver com você. "As pessoas podem até tentar disfarçar, mas se conseguirem --o que já é difícil -, podem acabar se dando mal, porque não dá para representar um papel o tempo todo", explica Ferraz.

PREZE PELA SUA SATISFAÇÃO
Segundo o gestor, colocar salário e status em primeiro lugar, e aceitar uma vaga que não tem nada a ver com você, pode gerar frustração. "É muito comum vermos profissionais que passam os dez primeiros anos de carreira 'pulando de galho em galho'. Isso suja o currículo do profissional e é péssimo para a carreira", afirma.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag