Publicidade
04/09/2013 - 14h09

Abercrombie impõe estilo de cabelo e tamanho de brinco de funcionários

DE SÃO PAULO

Os funcionários da marca de roupas Abercrombie & Fitch têm uma cartilha a seguir. Além de serem proibidos de usar roupas pretas, segundo o site BuzzFeed, eles têm que respeitar um manual de penteados, cor e cortes de cabelo.

Na cartilha, a empresa diz que embora respeite a individualidade de seus empregados, acha importante "manter um nível de vestuário e aparência que representa o que as pessoas esperam da marca Abercrombie & Fitch".

O documento inclui fotos de padrões "aceitáveis" e "inaceitáveis". Segundo o manual, "todos os penteados para homens e mulheres devem parecer limpo, natural, e clássico". Cores contrastantes ou fortes estão proibidas. O estilo e cor de cabelo devem refletir uma beleza natural.

Benoit Tessier/Reuters
Funcionários da Abercrombie & Fitch seguem manual de vestuário e aparência
Funcionários da marca de roupas Abercrombie & Fitch seguem manual de vestuário e aparência

Bonés ou outros acessórios que cubram a cabeça também não são permitidos. As exceções ficam por conta de motivos religiosos. Recentemente, a empresa foi processada por uma mulher muçulmana que diz ter sido demitida de uma loja por usar um hijab -- véu islâmico usado por mulheres.

A maquiagem também entra na cartilha. Assim como o cabelo, ela deve parecer natural e combinar com o tom de pele. Qualquer cor que se diferencie disso deverá ser removida.

O tamanho das unhas não pode exceder 0,6 centímetros além das pontas dos dedos. A preferência é que a cor seja natural, mas esmaltes claros também são permitidos.

Pelos faciais são inaceitáveis. Tatuagens devem ser imperceptíveis ou relacionadas à marca, de acordo com o critério do gerente da loja.

Mulheres só podem usar dois brincos por orelha, e eles não podem ser brilhantes e maiores que uma moeda de dez centavos. Homens estão proibidos de usar o acessório.

De acordo com o manual, caso as regras sejam quebradas, o funcionário estará sujeito a "medidas disciplinares cabíveis", que incluem a demissão.

A Abercrombie & Fitch tem sido criticada nos últimos meses pelo que alguns chamam de "práticas de marketing de exclusão".

Depois da divulgação de declarações do seu presidente-executivo, Mike Jeffries, dizendo que as roupas da marca não são confeccionadas para pessoas que "não cabem nelas" ou que não são "legais", a grife foi alvo de protestos.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag