Publicidade
13/10/2013 - 01h00

Alunos estrangeiros identificam oportunidades nos problemas do Brasil

ALINE OLIVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Brasil tem atraído a atenção de alunos estrangeiros de MBA, que escolhem cursar módulos do curso aqui para entender quais são as oportunidades e as dificuldades dos negócios no país.

De olho em um futuro emprego, eles desejam entender quais consequências terá uma empresa estrangeira que se instalar no Brasil.

Os módulos oferecidos em países estrangeiros são, geralmente, feitos após a conclusão dos estudos nas universidades de origem.

"Nossos alunos são profissionais interessados em entender como as empresas brasileiras fazem para crescer", afirma Ellen McMahon, professora da Lake Forest Graduate School of Management, localizada em Chicago.

A francesa Violaine Laurens, 30, cursava MBA em gestão de sustentabilidade em Paris quando soube que sua universidade mandaria dois alunos para fazer um módulo de seis meses no Brasil. "Nunca tinha vindo para cá, não falava português, mas me candidatei porque, em questão de sustentabilidade, o Brasil concentra todas as problemáticas."

Laurens diz que desmistificou alguns conceitos sobre o país. "A Europa tem uma visão preconceituosa em relação ao Brasil. Estudando aqui pude entender a complexidade do país e ver que é uma nação avançada em vários aspectos", completa.

Existe também a intenção de aprender a negociar melhor. "Para ter sucesso aqui você precisa ter muito jogo de cintura -muito mais do que nos EUA ou na Europa", afirma John Schulz, sócio-fundador da BBS Business School, que tem acordos para intercâmbio de alunos.

"Por isso, o executivo com experiência brasileira é valorizado pelas multinacionais, pois ele se adapta rapidamente e é bastante flexível."

Bruno Poletti/Folhapress
A francesa Violaine Laurens, 30, cursava MBA em gestão de sustentabilidade e veio ao Brasil para uma extensão do curso
A francesa Violaine Laurens, 30, cursava MBA em gestão de sustentabilidade e veio ao Brasil para uma extensão do curso
 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag