MBA tem foco em quem quer ser líder e já tem experiência
REBECA DE MORAES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Quando foi promovido de analista de supply chain (cadeia de suprimentos) para executivo de vendas na empresa que trabalhava, Marcelo Freund, 34, sentiu que precisava complementar sua formação. Pela primeira vez em um cargo de gestão, queria entender mais sobre liderança de pessoas.
Hoje gerente-geral regional da Klabin, Freund considera que os cursos de MBA -ele já tem dois no currículo - foram importantes não só para os saltos nas funções dentro das empresas, mas também para avaliar setores diferentes dos que trabalhava.
O momento que ele escolheu para cursar seu primeiro MBA foi o ideal, segundo especialistas: quando o profissional tem uma boa bagagem de experiência prática e já alcançou um cargo em que chefia pessoas.
"O MBA é um curso que integra a teoria com a prática com o objetivo de habilitar a pessoa a tocar uma empresa grande ou pequena de padrões internacionais", explica James Wright, coordenador do MBA Executivo Internacional da FIA (Fundação Instituto de Administração).
Mas que não se espante quem encontrar em uma sala de aula até mesmo alguém com mais de 15 anos de experiência de mercado. "É um curso indicado para quem quer ser presidente-executivo e precisa conhecer todas as áreas de uma empresa."
Freund conta que seu principal objetivo era ter uma experiência acadêmica fora do Brasil. "Fiz o primeiro MBA aqui pois tinha acabado de ter uma promoção e achei que não era a hora de abandonar o trabalho", conta.
Depois de dois anos, resolveu abandonar a companhia em que trabalhava e fazer um MBA na Universidade de Nova York. "A qualidade dos cursos brasileiros é muito boa, mas lá fora é possível ter uma experiência em tempo integral, além de estar exposto aos principais líderes globais em eventos e palestras da universidade."
Eduardo Anizelli/Folhapress | ||
O gerente Marcelo Freund, 34, tem no curriculo dois MBAs, um no Brasil e outro em Nova York. O executivo conta que os cursos foram fundamentais para conseguir mudanças na carreira, como uma troca de área e uma promoção |
MBA, pós-graduação, mestrado: Os vários tipos de curso que o mercado oferece para quem quer continuar estudando depois da graduação pode trazer confusão na hora da escolha.
Enquanto as pós-graduações convencionais são para os alunos que precisam de aplicação prática imediata, os mestrados são reservados para quem planeja atuar em âmbito acadêmico e pesquisar um tema que ainda não tenha sido desenvolvido.
Os MBA são dedicados aos profissionais que querem aprender como gerir pessoas e ter as ferramentas necessárias para, como gestor, negociar com as diversas áreas de uma empresa.
Os coordenadores de cursos de MBA dizem em uníssono: a experiência profissional de no mínimo três anos é fundamental para quem planeja ingressar nesse tipo de programa, que dura em média um ano e meio.
Isso porque logo depois da graduação a principal necessidade do profissional é de habilidades técnicas, ou seja, entender como se dá o dia a dia da carreira. Saber liderar, em geral, vem num segundo momento -eis a hora do MBA.
O vasto conhecimento sobre a gestão de uma empresa que se tem nesse tipo de curso é o que leva muitos profissionais que não tiveram disciplinas ligadas a administração a recorrerem aos MBA.
A psicóloga Érica Whately Sundfeld, 29, começou neste ano um curso como esse em gestão de negócios.
"Queria complementar minha graduação com um curso que me desse uma visão global de um negócio", diz Sundfeld. "Mas acho que o MBA vai fazer mais sentido quando estiver numa posição de gerir um departamento."
Eduardo Anizelli/Folhapress | ||
Erica Whately Sundfeld, 29, é formada há cinco anos em psicologia e entrou em um MBA sobre gestão de negócios neste ano |
GERAL OU ESPECÍFICO
Na hora de escolher seu MBA, fique atento. As escolas oferecem dois tipos, os generalistas e os especializados. Os primeiros são aqueles que dão uma visão geral do funcionamento administrativo de uma empresa.
São mais interessantes para quem planeja ter cargos de gerência, direção ou até presidência, e precisa ter noções de liderança e estratégia para companhias grandes ou pequenas.
Os MBAs especializados têm programas divididos entre as matérias de formação básica de um MBA (como administração, finanças, estratégia, contabilidade) e aquelas específicas do assunto escolhido, o que pode ir de educação a mercado de luxo.
Estes são mais indicados para quem planeja orientar a carreira para um certo setor ou crescer como gerente de uma determinada área.
Quem ainda não está no ponto do curso pode ir se preparando. "Os alunos que não têm experiência prática suficiente podem começar fazendo cursos curtos de especialização", diz Wright, coordenador da FIA.
Editoria de arte/Folhapress | ||
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade