Publicidade
17/10/2013 - 13h38

Profissionais da área de saúde são os mais sedentários, diz pesquisa

DE SÃO PAULO

Os profissionais de saúde são os mais sedentários, de acordo com um estudo feito pela seguradora SulAmérica. Quase 70% dos funcionários do setor não fazem exercícios físicos ou se exercitam apenas eventualmente, o que faz com que eles liderem a lista, seguidos pelos que atuam com atividades como advocacia, contabilidade, auditoria e consultoria (64%) e construção (63,4%).

Mais de 40% das empresas dos EUA têm regras para namoro entre funcionários
Estudo mostra como ficar de fora de lista de demissões em massa

wrangler/Shutterstock
Quase 70% dos funcionários do setor não fazem exercícios físicos ou se exercitam apenas eventualmente
Quase 70% dos funcionários de saúde não fazem exercícios físicos ou se exercitam apenas eventualmente

O levantamento foi realizado com mais de 40 mil segurados de 240 empresas, em dez capitais brasileiras.

Na avaliação por gêneros, os homens apresentam os piores índices de sobrepeso e obesidade (64,3% ante 42,6%), além de pressão arterial elevada (24,3% ante 8,3%) e diabetes (1,9% ante 1%). Eles também fumam e bebem mais (10,1% ante 6,7% e 4,2% ante 1,4%, respectivamente).

Já as mulheres realizam menos atividade física (55,4% ante 70,6%) e apresentam índices mais elevados de estresse (49,4% ante 25,5%).

Os índices de tabagismo são mais baixos. O maior (10,4%) ocorre entre os entrevistados que atuam na área financeira. Já no consumo de álcool, são os profissionais da área de comércio que se destacam (4,4%).

Em nota, Paulo Nadal, médico especialista em Medicina do Trabalho, afirma que algumas empresas já estão se preocupando mais com a saúde ocupacional de seus funcionários. "Não há um padrão. Mas muitas empresas, sobretudo as grandes, acompanham o assunto de perto. É um fator que pode afetar diretamente a produtividade e ainda pode impactar em custos."

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag