Publicidade
22/10/2013 - 14h38

Homem tem vinte vezes mais chances de ser presidente-executivo do que mulher

DE SÃO PAULO

Um homem tem vinte vezes mais chances de chegar ao cargo de presidente-executivo de uma empresa do que uma mulher. É o que mostra um levantamento da consultoria empresarial Bain & Company.

A pesquisa entrevistou 514 pessoas, igualmente divididos entre mulheres e homens. Dos participantes, 42% ocupa posições de gerência sênior ou executiva.

Atividades que exigem pouco estudo são as que mais ganham profissionais no Brasil
Em pesquisa com mais de 500 profissões, mulher ganha mais que homem em apenas duas

Segundo o estudo, apenas 14% dos cargos de gerência executiva são ocupados por mulheres. O número de presidentes-executivas é ainda menor: apenas nove do sexo feminino no ranking de importantes companhias do país.

De acordo com o estudo, ambos os sexos acreditam que a igualdade de gêneros traz benefícios ao ambiente de trabalho --os homens até mais, com 84% ante 66% das mulheres.

Ao mesmo tempo, 71% das entrevistadas e 69% dos entrevistados creem que conquistar esse cenário deveria ser um elemento estratégico obrigatório para as empresas, enquanto apenas apenas 31% das mulheres e 35% dos homens acreditam que as companhias façam disso algo prioritário.

As mulheres também parecem estar mais cientes da disparidade do que os homens: elas reconhecem que são pior remuneradas para cargos semelhantes três vezes mais que os homens.

Além disso, apenas 31% delas concordam que têm as mesmas oportunidades de participar de processos de seleção para posições executivas ou de gestão, 19% dizem acreditar ter as mesmas chances que homens de serem promovidas essas posições, e 22% confiam que terão chances iguais de serem indicadas a cargos de governança corporativa ou posição chave de liderança.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag