Publicidade
27/11/2013 - 17h15

Homens dizem que são melhores em competências mais valorizadas pelas empresas

DE SÃO PAULO

Os homens se veem melhores que as mulheres nos estilos de liderança mais valorizados pelas empresas. É o que mostra uma pesquisa da consultoria Bain & Company.

O estudo perguntou para 514 homens e mulheres quais são os perfis de liderança mais valorizados pelas companhias no mercado.

Homem mais rico do país diz que contrata quem 'cria problemas'
Dois MBAs brasileiros estão entre os preferidos das empresas na América Latina

De acordo com os entrevistados, os cinco principais são: líderes que solucionam problemas, encorajam trabalho em equipe, influenciam os funcionários, inspiram e delegam.

Dentre os cinco, os homens se consideram piores que as mulheres apenas em encorajar o trabalho em equipe.

Eles também acham que as mulheres são melhores em fazer networking, reconhecer bons trabalhos, e fazer "coaching" (aconselhar funcionários sobre a carreira). No entanto, essas características não estão entre as mais valorizadas pelas empresas.

"Vimos nos resultados da pesquisa que os homens tendem a promover profissionais com perfis parecidos com os deles. Como temos mais homens na liderança de empresas, isso acaba virando um ciclo", afirma Luciana Batista, gerente sênior da consultoria e uma das líderes do estudo.

Segundo ela, esse é um dos motivos para que o estilo de liderança feminino não seja tão valorizado. "Temos poucas mulheres na liderança, então seus perfis acabam sendo subestimados."

Ela explica que o ideal é que as empresas contem com líderes dos dois gêneros. "O homem tem um estilo de conduzir a organização, fazer com que as pessoas o sigam. Já as mulheres têm mais poder de mobilização", explica.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag