Publicidade
26/01/2014 - 02h00

Tire o máximo da sua pós-graduação

REINALDO CHAVES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A pós-graduação não pode ser encarada como uma passagem automática para realizar um sonho profissional. Para ter sucesso, é necessário fazer adaptações de comportamento no trabalho e em casa.

Para que o curso renda frutos, a vida da pessoa tem que mudar. É o que diz Simone Leon, diretora de gestão de carreiras e talentos da consultoria Right Management.

"Será necessário deixar de lado algumas atividades e criar uma rotina de estudos. Negocie com familiares, amigos e chefia esse tempo extra para você", afirma. "A pós exige muitas leituras e pesquisas que condizem com um profissional que busca excelência. Sem isso, é jogar dinheiro fora."

Divulgação
A professora da ESPM Fátima Motta aconselha pós-graduandos a levarem situações práticas de suas empresas para sala de aula
A professora da ESPM Fátima Motta aconselha pós-graduandos a levarem situações práticas de suas empresas para sala de aula

Os especialistas também ressaltam que essa qualificação não é atributo automático para promoções ou aumento de salários -o profissional tem que mostrar ganhos de qualidade e produtividade para conseguir isso.

Mas em termos de mudança de carreira ou de empresa a pós-graduação é, sim, muito útil. Bruna Tokunaga Dias, gerente de orientação de carreira do Grupo DMRH, diz que o aluno deve aproveitar o curso principalmente para fazer contatos profissionais.

"A pós-graduação é uma fonte ótima de relacionamento com colegas de classe e professores, é parte da formação de uma imagem profissional. É importante deixar que as pessoas conheçam seus objetivos e, do mesmo modo, mostrar interesse pelos projetos dos outros", afirma a consultora.

Ela também recomenda que o profissional se esforce para manter esses contatos depois da formatura, conversando com essas pessoas periodicamente, e não apenas quando precisar delas.

Essa também é uma oportunidade de conhecer profissionais de outras áreas de atuação. Em muitas escolas o aluno pode fazer disciplinas optativas de outros setores correlatos (em uma pós-graduação em direito tributário o aluno pode fazer uma aula de introdução ao direito internacional, por exemplo), o que pode ser útil em projetos futuros.

Confira a seguir outras dicas do que fazer e do que evitar para que o investimento nesse tipo de curso valha a pena.

*

Fátima Motta (ESPM)
Faça! - Leve situações práticas de sua empresa para discussão em sala de aula.
Não faça! - Assistir a aulas apenas para ter presença ou porque seu chefe mandou.

Silene Magalhães (Fundação Dom Cabral)
Faça! - No trabalho de conclusão, escolha projetos que resolvam processos da sua empresa ou tenham aplicação prática no seu ramo profissional.
Não faça! - Encarar o projeto só como uma obrigação para obter o título.

Leandro Morilhas (FIA)
Faça! - Tenha uma rotina para leitura, pesquisa e exercícios tanto para cumprir exigências dos professores quanto para se aprofundar nos assuntos.
Não faça! - Estudar apenas dentro da sala de aula.

Giovani Antonio Silva Brito (Fipecafi)
Faça! - Se você estiver em início de carreira, opte por cursos com viés técnico e operacional para suprir lacunas da graduação.
Não faça! - Entrar em uma pós-graduação de gestão mesmo tendo pouca maturidade profissional.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag