Publicidade
06/04/2014 - 03h10

Elogio por bom trabalho deve deve ser imediato, afirma autor

FILIPE OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

Para o consultor norte-americano Bob Nelson, 58, existem pelo menos 1.501 maneiras de motivar quem tem um bom desempenho no trabalho. Vale se vestir de palhaço, criar a hora do aplauso ou instituir um "Dia do João", quando as telefonistas atendem avisando ao clientes sobre o homenageado.

Ele lançou no começo deste ano no Brasil o livro "1.501 Maneiras de Premiar Seus Colaboradores" (Sextante), com 500 dicas a mais do que na primeira versão da obra, lançada em 1994 nos EUA.

Segundo Nelson, que coletou as ideias de práticas efetivamente usadas por companhias, é preciso elogiar um bom trabalho de modo imediato -assim que o chefe fica sabendo do fato. É preciso ouvir os profissionais para saber qual técnica funciona melhor com cada um.

Editoria de Arte/Folhapress

Leia trechos de entrevista do autor à Folha.

*

Folha - Por que o reconhecimento melhora as empresas?
Bob Nelson - Muitos estudos mostram que o reconhecimento é a melhor forma de garantir um bom desempenho. Além disso, ele aumenta em sete vezes a possibilidade de o funcionário recomendar a empresa para seus amigos e de ele continuar a trabalhar nela por mais tempo. Além disso, eleva em 11 vezes o comprometimento dele.

Muita gente acha uma bobagem.
Quando você elogia um comportamento, recebe mais daquele profissional. Mas muitos chefes não estão seguros sobre como fazer isso bem ou não acreditam nisso. Dizem que não são a mãe ou amigo e que, se a pessoa não fizer bem seu trabalho, irá contratar outra para o seu lugar. Mas essa mentalidade vem mudando à medida que os gestores percebem o retorno financeiro dessas ações.

Existem melhores formas de se premiar?
O tempo é muito importante. Você deve elogiar assim que vir ou tiver notícias sobre o bom trabalho de alguém que deve ser premiado. Não adianta falar meses depois de um projeto que a pessoa nem lembra mais.

E o que seria premiar de forma errada?
Uma coisa muito comum é fazer prêmios para todos, como um piquenique ou uma festa em um feriado. Isso não é reconhecimento. Além disso, desta forma você está premiando a presença dele na empresa, não sua performance.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag