Publicidade
13/04/2014 - 03h05

Avaliações anônimas na web guiam escolha de emprego

DE SÃO PAULO

Avaliações anônimas, muitas vezes agressivas, são uma nova maneira de profissionais descobrirem se querem ou não trabalhar em determinadas empresas.

O site LoveMondays permite que funcionários e ex-funcionários digam como é a cultura, a política salarial, a política de promoções e o ambiente das companhias.

Quem busca avaliações sobre a P&G, por exemplo, se depara com afirmações como "discurso bonito, mas na prática é outra história" ou "ótima empresa para quem quer construir carreira".

Consultada, a empresa afirmou, em nota, que "enxerga esse mecanismo como uma forma de análise e avalia com atenção os comentários publicados", além de acreditar na transparência e honestidade das pesquisas.

"Quando um recrutador entrevista alguém, ele tem acesso a várias fontes de informação. Já o entrevistado, muitas vezes tem uma visão limitada da empresa", explica Luciana Caletti, 33, cofundadora do LoveMondays.

Os usuários se cadastram gratuitamente na plataforma para avaliar as companhias. Todas as informações sobre eles são mantidas em sigilo. -a única identificação visível é o cargo do profissional.

"Acreditamos que isso aumenta a credibilidade. Quando uma pessoa se sente segura para falar, ela é muito mais sincera", diz.

APURAÇÃO

Uma equipe faz a moderação das avaliações. É proibido passar informações confidenciais da empresa e usar palavras inapropriadas.

Caletti conta que algumas informações são checadas: a equipe do portal verifica perfis do profissional em outras redes sociais.

O mesmo acontece no 99jobs.com, outro site que agrega avaliações de funcionários. Das 1.500 empresas cadastradas no site, 90% já foram avaliadas por alguém.

"Percebemos que as empresas que têm pelo menos cinco avaliações recebem candidatos muito mais motivados a trabalhar nelas", diz Bárbara Teles, 29, gerente de relacionamento do site.

Para Raphael Falcão, diretor da consultoria de recursos humanos Hays, é importante que esse tipo de informação esteja acessível.

"As grandes companhias podem aproveitar esse tipo de retorno para montar planos de ação e engajamento interno", afirma.

A Locaweb já contratou dois funcionários por meio do LoveMondays.

"Uma avaliação negativa atrapalha, mas também faz parte. Procuramos apurá-las e resolvê-las internamente." afirma Claudia Ajbeszyc, 42, gerente executiva de recursos humanos da empresa.

Colaborou BÁRBARA LIBÓRIO, de São Paulo

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag