Publicidade
10/06/2014 - 12h36

Veja que com que técnico de futebol seu chefe se parece

DE SÃO PAULO

No campo de futebol ou dentro de um escritório: independente do lugar, líderes têm características, atitudes e competências semelhantes. A empresa de recrutamento Page Personnel comparou os perfis dos técnicos das seleções que virão para a Copa do Mundo no Brasil e comparou com o estilo de gestão do mundo corporativo.

"Não existe líder perfeito. Tudo depende do perfil do time, da cultura da equipe e do momento dela. O segredo é saber ouvir e conhecer com profundidade o perfil dos liderados, não só as competências técnicas, mas as comportamentais também", afirma Ricardo Haag, gerente executivo da Page Personnel.

E se o resultado da Copa depender dos perfis dos técnicos das seleções, Haag afirma que o Brasil tem grandes chances. "O Felipão é um bom líder. Ele exerce a liderança por carisma, mas consegue manter um bom nível de exigência de disciplina e técnica. Ele não deixa espaço para insegurança."

Veja abaixo qual tipo de técnico sua empresa tem, segundo a Page Personnel.

Luiz Felipe Scolari (Felipão) - Brasil

O estilo Felipão se assemelha muito à liderança motivacional: gosta de cobrar a equipe, mas também de estar bem próximo aos seus subordinados. O bom ambiente de trabalho é uma das premissas no trabalho e exerce uma pressão psicológica positiva nos funcionários.

Vicente Del Bosque - Espanha

Adota o estilo de liderança democrática ou participativa. Os membros da equipe são incentivados a contribuir no processo de decisão. Isso não só aumenta a satisfação do time, como desenvolve uma consciência de conjunto que estimula a evolução dos liderados formando sucessores e gerando maior engajamento.

Óscar Tabárez - Uruguai

Se assemelha ao estilo de liderança transformacional, contundente e objetiva. Esses líderes são muito visíveis e passam muito tempo se comunicando com suas equipes. Não lideram necessariamente na linha da frente e costumam delegar responsabilidades.

Jurgen Klinsmann - Estados Unidos

Klinsmann tem o perfil de liderança corporativista, pautada em métodos e técnicas bem definidos. Denota visão estratégica e alta energia para impor suas idéias e ritmo de trabalho. Está completamente concentrado na organização, apoio e desenvolvimento das pessoas que lidera.

Louis Van Gaal - Holanda

Van Gaal é, nitidamente, um líder autocrático. Exerce um nível elevado de poder sobre os comandados ou membros da equipe. As pessoas que compõem a equipe não têm muitas oportunidades para apresentar sugestões, mesmo que essas sejam do interesse coletivo. Esse tipo de liderança tende a desencadear elevados níveis de absenteísmo e de insatisfação.

Alejandro Sabella - Argentina

A liderança de Sabella é pautada pela liberdade direcionada. Gosta de deixar os colegas prosseguir com o que fazem, sem muita interferência. Pode ser eficaz se o líder controlar o que é conquistado e dar conhecimento disso à equipe de forma regular. Normalmente, essa liderança funciona em equipes onde os indivíduos têm muita experiência e espírito de iniciativa.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag