Veja os dez fatores que mais fazem funcionários perderem tempo no trabalho
DE SÃO PAULO
O uso de tecnologia para fins pessoais está no topo do ranking dos hábitos considerados mais improdutivos no ambiente de trabalho. Um em cada quatro funcionários (24%) passam pelo menos uma hora por dia em ligações pessoais, e-mails ou envio de mensagens de textos, enquanto 21% estimam que gastem uma hora ou mais de um dia típico no escritório procurando na internet por fotos e informações não relacionadas com o trabalho.
Esses são os resultados de levantamento americano, conduzido pelo instituto de pesquisa Harris Poll para o site americano CareerBuilder. A pesquisa foi feita pela internet entre fevereiro e março deste ano, com 2.138 gerentes de recursos humanos e cerca de 3.000 funcionários de empresas privadas nos Estados Unidos.
Shutterstock | ||
Fatores como colegas de trabalho barulhentos atrapalham a produtividade no trabalho |
O objetivo era descobrir o que faz um trabalhador perder mais tempo no seu dia a dia corporativo. Além do uso de tecnologia para fins pessoais, o comportamento dos colegas e reuniões também foram alguns dos fatores apontados como responsáveis pela queda na produtividade diária.
"Enquanto muitos gestores sentem que a performance de suas equipes está num nível desejável, eles também querem advertir que pequenas distrações podem terminar em grandes perdas de produtividade", diz Rosemary Haefner, vice-presidente de Recursos Humanos do CareerBuilder.
"É importante minimizar interrupções e deixar para fazer comunicações pessoais nos horários de almoço e lanche. Isso pode ajudar a colocar mais tempo no seu dia de trabalho."
Cerca de 73% dos empregadores ouvidos na pesquisa decidiram implementar medidas para diminuir os chamados "matadores de produtividade", entre elas o bloqueio de sites da internet (36%), a proibição do uso de celulares pessoais e de ligações particulares (25%) e o planejamento de horários de almoço e de lanches (19%).
Confira, a seguir, os fatores que mais fazem os funcionários perderem tempo, segundo o estudo:
1) Envio de mensagens pelo telefone celular - 50%
2) Fofoca - 42%
3) Uso da internet - 39%
4) Mídias sociais - 38%
5) Pausas para lanche ou para fumar - 27%
6) Colegas barulhentos - 24%
7) Reuniões - 23%
8) E-mails - 23%
9) Colegas passando pela mesa - 23%
10) Colegas de trabalho colocando ligações no viva voz - 10%
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade