Publicidade
08/07/2014 - 15h40

Restaurante com mais de 40 anos diz que faliu por causa de erro no Google Maps

DE SÃO PAULO

O dono de um restaurante em Washington, Estados Unidos, está processando o Google pelas informações incorretas que o Google Maps apresentava sobre seu estabelecimento. Segundo Rene Bertagna, o erro obrigou-o a demitir funcionários e fechar as portas.

No início de 2012, Bertagna começou a reparar na queda de movimento do restaurante aos finais de semana. O decréscimo foi tão grande (75%) que ele se viu obrigado a demitir alguns de seus empregados.

A ligação de um cliente resolveu o mistério. "Ele me ligou e disse: 'Por que vocês estão fechados no sábado, no domingo e na segunda-feira? O que está acontecendo?'", contou Bertagna ao site da revista "Wired".

Na listagem do Google Maps, constava que o estabelecimento fechava nesses dias.

Reprodução/Google Street View
Restaurante Serbian Crown no Google Street View
Restaurante Serbian Crown no Google Street View

Bertagna diz que sequer sabia que o restaurante estava presente no serviço de localização do Google.

"O restaurante está localizado em uma área fora do caminho comum das pessoas", explica o advogado de Bertagna, Christopher Rau. "Se você vai lá, é porque você planejou ir para lá. E se você não sabe se o lugar vai estar aberta, você provavelmente não vai. "

POLÊMICA

Bertagna culpa o Google por listar seu restaurante incorretamente e não fazer o suficiente para verificar os erros e mudanças. Ele afirma que nunca tinha usado a internet ou o Google Maps.

O empreendedor contratou um consultor de internet que assumiu o controle da listagem e corrigiu a informação, mas isso não foi suficiente para salvar o negócio.

Segundo o site do jornal "The Guardian", qualquer pessoa com uma conta do Google+ pode sugerir uma alteração sobre qualquer informação dos locais listados no Google. As sugestões são submetidas a uma revisão antes de serem implementadas, mas isso não impede abusos.

O Google se recusou a comentar algo além do comunicado de seus advogados que diz que "o restaurante não deveria perturbar o Google ou um tribunal com alegações sem mérito", em um movimento para fechar a ação judicial.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag