Publicidade
15/07/2014 - 13h21

Colegas tagarelas são a principal causa de perturbação no trabalho

DO "VALOR"

Conversas frequentes são o principal fator de perturbação no ambiente corporativo, de acordo com uma pesquisa da consultoria de mobilidade de talentos Lee Hecht Harrison. Dos trabalhadores entrevistados, 45% citaram colegas tagarelas como a grande causa de distração e interrupção no trabalho.

A consultoria falou com 848 profissionais nos Estados Unidos em abril, perguntando "O que você considera que mais o distrai e interrompe no trabalho?". Foram identificados:

  • Funcionários tagarelas: 45%
  • E-mails: 18%
  • Odores: 9%
  • Chamadas telefônicas: 8%
  • Barulho ambiente: 6%
  • A arquitetura do escritório: 5%
  • Tecnologia: 4%
  • Nada: 5%

"Somos criaturas sociais e nosso sucesso no trabalho depende de nossa habilidade em se comunicar", diz Jim Greenway, vice-presidente executivo de marketing e efetividade de vendas da Lee Hecht Harrison.

"Conversas no corredor ou pequenas paradas na mesa do colega para um bate-papo podem render grandes benefícios em termos de colaboração, gerando novas ideias, criando confiança e aumentando a produtividade. Contudo, muita conversa também pode ser um fator de distração, como apontou nossa pesquisa."

De acordo com Greenaway, interrupções e distrações se desenvolvem quando um colega tagarela perde a capacidade de discernimento, não compreende os limites e não sabe interpretar a linguagem corporal.

"Profissionais tagarelas em geral não fazem ideia de quão irritantes são para seus colegas. Eles simplesmente perdem a capacidade de reconhecer os sinais. Devemos prestar atenção às dicas do ambiente e às não verbais e estabelecer limites de respeito ao tempo de nossos colegas."

Os sinais a que o vice-presidente executivo se refere incluem olhadelas no relógio e tamborilar os dedos impacientemente. "Lembre-se: deixe seu público querendo mais, e não buscando uma rota de fuga", diz.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag