Publicidade
27/07/2014 - 02h00

Freelancers para programação são os mais buscados no Brasil

DE SÃO PAULO

Programadores e desenvolvedores de sites são os profissionais freelancers mais procurados em sites de vagas especializados nos setores de tecnologia e comunicação. Mas a área de marketing digital é a que mais cresce.

Dados do Freelancer.com mostram que 4% das vagas brasileiras disponíveis no site buscam programadores. Outras 1,5% são para criadores de websites. Há mais de 700 categorias no portal.

Zé Carlos Barretta/Folhapress
Sebastian Siseles, diretor do site freelancer.com, que ajuda profissionais liberais a encontrar trabalho
Sebastian Siseles, diretor do site freelancer.com, que ajuda profissionais liberais a encontrar trabalho

"Houve uma época em que profissionais de tradução também eram muito procurados. Mas o que vimos, principalmente com a Copa do Mundo no Brasil, é que cresceu a busca por profissionais brasileiros da área de marketing digital", afirma Sebastian Siseles, 37, diretor regional da empresa.

Outra mudança despertou a atenção de Siseles. "Quando chegamos ao Brasil, os países que mais contratavam freelancers brasileiros eram Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. Hoje, o Brasil ocupa a segunda posição",diz.

No Prolancer, site de vagas para freelancers criado por Sergio Baiges, 35, os profissionais mais demandados são os mesmos. Ele afirma que, com novas tecnologias para aplicativos e internet, é natural que a procura por esses profissionais cresça.

Ainda assim, Baiges conta que a maior parte dos profissionais cadastrados no site busca vagas de revisores, redatores e tradutores. "Historicamente, essa categoria sempre foi a maior."

A vice-presidente da ABRH-Nacional, Elaine Saad, diz acreditar que os sites de vaga para freelancers abriram novas oportunidades para esses profissionais. "Antes, as contratações se davam mais por indicação", afirma.

Para disputar as vagas, Baiges afirma que o candidato precisa se destacar nas avaliações que recebe dos empregadores. "As empresas ficam muito de olho no histórico desse profissional."

Já Siseles, afirma que o candidato deve focar sua atenção em um segmento específico. "Não adianta se cadastrar e enviar ofertas para todas as vagas. Concentre-se em uma área específica, faça contatos e se fortaleça nela."

Para Saad, esse tipo de seleção não deixa muito tempo para apresentações e a escolha acaba sendo, muitas vezes, por preço. "Mesmo assim, faça uma apresentação resumindo os projetos que já realizou e os resultados."

Colaborou BÁRBARA LIBÓRIO, de São Paulo

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag