Publicidade
04/08/2014 - 12h18

Não conhece ninguém na cidade? Veja dicas para começar seu 'networking'

DE SÃO PAULO

Fazer contatos é fundamental para a vida profissional, e o desenvolvimento da rede é um processo contínuo, que vem desde os familiares, até a escola e faculdade e chega aos colegas de trabalho. Para Elaine Saad, vice-presidente da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), "quem a pessoa conhece sempre é parte determinante do sucesso que ela vai ter."

Mas e se você precisa começar do zero em uma cidade onde ainda não conhece ninguém?

De acordo com Maria Cândida Baumer de Azevedo, diretora da consultoria People & Results, isso pode ser uma dificuldade para quem já tinha uma rede bem estabelecida, mas pode ser também a chance de começar uma página em branco. Muito útil para quem tem um histórico ruim. Qualquer que seja o caso, existem algumas dicas para quem precisa começar de novo ou desenvolver melhor o "networking".

Shutterstock
Para fazer um bom 'networking', e preciso ver e ser visto, conversar com pessoas, diz especialista
Para fazer um bom 'networking', e preciso ver e ser visto, conversar com pessoas, diz especialista

STATUS DE VITRINE

É preciso ver e ser visto, conversar com pessoas. Ou, como define Baumer de Azevedo, é preciso aumentar o 'status de vitrine'. "Enquanto eu continuar em casa, eu vou continuar sem conhecer ninguém". Por isso, é necessário ir a lugares onde se pode interagir com outras pessoas.

  • Cursos

Fazer um curso te obriga a criar relações. Mas mesmo nesse contexto é preciso fazer um esforço. A diretora da People & Results pondera que não adianta chegar, assistir as aulas, falar o estritamente necessário e ir embora. "É preciso fazer um esforço, que começa em uma conversa e passa por fazer um trabalho junto e aprofundar a relação."

Entre um curso de curta ou de longa duração é bom lembrar que nos mais breves a convivência não é tanta a ponto de se estabelecer relações sólidas com outras pessoas.

  • Associações

Para os advogados, existem as OABs regionais; para engenheiros, o CREA. Fazer parte de associações como essas, relacionadas a sua profissão, é uma forma de entrar em uma agenda de compromissos e de encontros que ajuda no desenvolvimento de uma rede de contatos.

  • Atividades Coletivas

Fazer "networking" é conhecer e se relacionar com pessoas. E mesmo para quem está buscando aprofundar a rede do ponto de vista profissional, não é somente em ambientes como cursos e associações que isso pode ser feito. "Toda pessoa tem alguma ocupação. Onde quer que eu vá, eu vou conhecer gente que vai me abrir portas para outras pessoas", explica Baumer de Azevedo.

Assim, qualquer tipo de atividade de interação pode ajudar. Mesmo compromissos que não têm relação direta com o seu trabalho, como aulas de música, ou esportes coletivos.

Atividades simples como ir buscar o filho na escola e conversar com outras mães; ir junto com o companheiro a eventos dele ou dela, ou a festas, no caso dos solteiros, é um início na tarefa de fazer "networking".

OBJETIVO

Estabelecer um foco também pode ajudar no tipo de abordagem que será feita com seus contatos. Na busca por um emprego, é possível falar do seu trabalho, apresentar o seu currículo. Se você está tentando vender um serviço, ou produto, a conversa é outra, é mais sobre o que você está tentando promover. De acordo com Saad, é preciso ter um objetivo claro. Nesse processo, sistematizar os contatos profissionais que você já tem e manter uma lista pode ajudar.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag