Publicidade
12/08/2014 - 14h44

Veja 11 perguntas que você deve fazer antes de decidir trabalhar em casa

DE SÃO PAULO

André Brik, administrador do portal GoHome e autor do livro "100 Dicas para Home Office", diz que as pessoas têm uma produtividade 20% maior quando trabalham em casa. Mas, antes de propor isso para o chefe, ou largar o emprego para trabalhar por conta própria, é preciso se fazer algumas perguntas.

É PARA VOCÊ?

"Nem todo mundo consegue trabalhar remotamente", afirma Brik. Disciplina e proatividade são algumas características que ele considera essenciais para trabalhar sem toda a estrutura que uma empresa, com chefe e suporte técnico, proporciona.

SUA CASA ESTÁ PREPARADA?

Os especialistas sempre recomendam que o profissional eleja um local isolado, separado da rotina da casa para trabalhar. "As pessoas confundem 'home office' com ligar o computador no sofá da sala", brinca Marcia Almstrom, diretora de RH da consultoria ManpowerGroup.

Mais do que apenas separar uma mesa no canto da sala ou do quarto, Brik ainda recomenda que haja uma fronteira física entre o espaço de trabalho e o resto do imóvel, especialmente se a pessoa tiver filhos, que deixam a rotina da casa mais agitada e barulhenta.

VOCÊ SABE ESTABELECER UMA ROTINA?

Quem tem relação com alguma empresa ou depende de chefes e fornecedores que trabalham em horário comercial deve se esforçar para trazer a rotina do escritório para dentro de casa –ou, ao menos, estar disponível nos horários que permitam interação com outras figuras importantes para o trabalho.

Quando as tarefas são mais independentes e estão relacionadas a alguma atividade criativa, o profissional pode optar por horários nos quais seja mais produtivo.

POSSO TRABALHAR DE PIJAMA?

Tomar banho, colocar uma calça jeans e uma camiseta polo, ou algo diferente do pijama ou da roupa de ficar em casa, pode ajudar a deixar o ambiente mais profissional. "Você se sente mais competente para conversar ao telefone e para falar com clientes", acrescenta Brik. Ele diz que o funcionário precisa armar uma "ilha de profissionalismo" dentro da casa.

SUA FAMÍLIA VAI ENTENDER?

A família precisa saber qual é o espaço e o horário de trabalho. Especialistas recomendam que os filhos e mesmo o companheiro saibam que, quando a porta do escritório estiver fechada, a pessoa está trabalhando e não pode ser interrompida. " A família precisa entender que, mesmo estando em casa, vai haver horários em que você vai estar inacessível porque vai estar trabalhando", disse a diretora de RH do ManpowerGroup.

VOCÊ TEM OS MÓVEIS CERTOS?

O profissional vai passar uma boa parte do seu dia utilizando os móveis do local que escolheu para trabalhar. Brik recomenda que eles sejam ergonômicos e que não se hesite em investir em uma boa cadeira e em uma mesa para otimizar o trabalho e não deixar o ambiente desconfortável.

VOCÊ ENTENDE O MÍNIMO DE INFORMÁTICA

Quando o funcionário está na empresa e o computador quebra ou a rede da internet cai, a companhia dispõe de um suporte técnico que vai tentar resolver o problema. Por isso, o autor recomenda o investimento em bons equipamentos. Brik também considera importante ter um mínimo de conhecimento de informática para poder fazer ajustes básicos.

Se tudo der errado, ele orienta: "Tem que ter um espaço alternativo, uma cafeteria ou um lugar para onde se possa correr e continuar o trabalho sem parar."

VOCÊ CONSEGUE FICAR LONGE DA GELADEIRA?

Televisão, geladeira e sofá são algumas das distrações que a casa pode oferecer. A geladeira pode ser um problema a mais para quem cria o hábito de ir beliscar bobagens ao longo do dia. "Muita gente acaba engordando", alerta Brik.

Checar e-mails, redes sociais e mensagens no celular também pode ser uma armadilha. Os especialistas recomendam que isso seja evitado durante o horário de trabalho.

VOCÊ SABE FAZER FAXINA?

Para não deixar que as bagunças da casa invadam o espaço de trabalho ou mesmo que a papelada e material do trabalho tomem conta, Brik recomenda que se faça uma faxina diária de uns dez minutos. "Isso tem tudo a ver com produtividade", avalia.

VOCÊ SABE ESTIPULAR TEMPO PARA AS TAREFAS?

De acordo com o sócio-diretor do Instituto Pieron, Rafael Beran Bruno, um dos erros mais comuns cometidos por quem tem que organizar suas tarefas é não atribuir um tempo pré-determinado para cada uma delas. Isso faz com que uma demore mais e interfira na realização das outras. "Uma dica é sempre estabelecer os prazos mais curtos e o menor tempo possível para que um trabalho seja feito. Isso ajuda a mantar o foco no que realmente é importante", diz.

VOCÊ SABE PRIORIZAR?

Para ajudar a executar o que foi definido ao atribuir o tempo determinado de cada tarefa, é interessante montar uma lista com as atividades que você precisa executar diariamente. "Sempre começo o dia com uma lista de quatro ou cinco tarefas relevantes que gostaria de completar. Quando consigo, sei que meu dia teve sucesso", conta Bruno. Ele indica que é melhor escolher poucas atividades que terão um grande impacto ou resultado.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag