Publicidade
14/08/2014 - 13h28

Site indica 10 expressões que devem ser evitadas em entrevistas de emprego

DE SÃO PAULO

Quem está a procura de emprego tem de aprender a lidar com a angústia de ficar dias ou semanas esperando o retorno depois de fazer uma entrevista. Alguns candidatos se perguntam se lhes falta qualificação ou algo se foi algo durante a conversa com o recrutador que pode ter dado errado.

Pensando nisso, o Glassdoor, portal norte-americano especializado em carreiras, elaborou uma lista de palavras e expressões que não devem ser usadas por quem está em busca de uma oportunidade de trabalho durante as entrevistas.

1. "NÃO"

O uso da palavra pode ter impacto negativo na procura por emprego. O candidato deve priorizar expressões positivas, que demonstrem entusiasmo e confiança para os empregadores.

2. "HUM..."

Tanto em entrevistas quanto em uma conversa por telefone com o recrutador, a expressão deve ser evitada a todo custo. Apesar de a maioria das pessoas não perceber que faz uso dessas palavras de ligação, o candidato deve evitar o uso do "Hum.." para não distrair a pessoa com quem está conversando.

3. "MEIO QUE"

Quando um candidato é questionado sobre algum tipo de habilidade, não deve responder "Eu meio que sei usar o pacote Office", ele deve responder "Sim", ou "Não, mas estou disposto a aprender."

4. "VOCÊ SABE.."

Essa é mais uma expressão usada para preencher espaços nas frases e que não tem significado algum. É uma expressão vazia, que de forma alguma ajuda quem está procurando emprego a conseguir falar para o empregador sobre suas experiências e habilidades. O candidato deve ser conciso nas repostas e dizer de forma direta o que quer.

5. "ODEIO"

Não importa o que fizer, durante uma entrevista de emprego, o candidato nunca deve usar a palavra "odeio". Além de ser uma palavra negativa, usá-la pode causar má impressão. Dizer algo como "eu odiei quando meu antigo chefe me passou trabalho extra" pode acender um alerta vermelho para o empregador.

6."DESCULPE"

O Glassdoor orienta o candidato a nunca pedir desculpas durante uma entrevista de emprego, a não ser que tenha esbarrado acidentalmente no recrutador. Pedir desculpas por se atrasar ou não ter conseguido o número de telefone da referência mostra falta de profissionalismo. O ideal é estar bem preparado para qualquer interação com o empregador.

7. "EU NÃO SEI"

A frase deve ser evitada porque mostra falta de confiança. Ainda que o recrutador faça uma pergunta e o candidato não faça a menor ideia do que responder, ele deve estar preparado para dar algum tipo de resposta.

8. "O QUÊ?"

Essa expressão nunca deve ser usada em entrevistas porque passa para o recrutador a mensagem de que o entrevistado ou não estava preparado, ou não estava escutando. O candidato também não vai querer perguntar para o recrutador "O que a sua companhia faz?". No lugar, ele deve dizer "Você poderia me falar mais sobre o que eu vou fazer no cargo?". Este tipo de abordagem mostra que o candidato está interessado em saber mais sobre o trabalho.

9. "OBCECADO"

Quem está procurando um emprego pode querer usar a palavra para demonstrar a paixão pelo que faz, mas "obcecado" pode ter uma conotação ruim. É preferível dizer que é apaixonado por um projeto em particular ou mesmo que determinada área é cativante. São palavras positivas que mostram o entusiasmo do candidato com a carreira.

10. "PALAVRÕES"

Pode parecer senso comum, mas é fundamental evitar o uso de palavrões. Eles não só são inadequados, como podem custar uma oportunidade de emprego.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag