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19/10/2014 - 02h00

Para ser promovido, aluno de MBA deve mostrar na prática o que aprendeu

REINALDO CHAVES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Assumir um cargo de liderança ou tornar-se diretor de uma grande companhia estão entre os principais objetivos dos alunos de MBA. Mas eles precisam mostrar que aprenderam na prática aquilo que foi ensinado na sala de aula.

Só assim, segundo especialistas, conseguirão ascender a cargos altos.

"Deve-se tentar transformar em prática o que se aprende no MBA, exercendo negociação, empreendedorismo e liderança. Isso mostra que o profissional assume responsabilidades", diz Arthur Diniz, sócio da Crescimentum, consultoria especializada em liderança.

Eduardo Knapp/Folhapress
Ronaldo Helpe, no escritório onde trabalha, em São Paulo
Ronaldo Helpe, no escritório onde trabalha, em São Paulo

Para Silvia Sampaio, coordenadora executiva do OneMBA da FGV-SP, é essencial que o profissional saiba ser líder e tenha capacidade de trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos. "São alguns dos itens que a seleção do próprio curso exige, além da experiência profissional. A meta tem que estar alinhada ao o que o aluno já faz."

É o caso de Ronaldo Helpe, 31, gerente de planejamento e controle do Banco Votorantim, que começou na instituição financeira em 2006 como analista de sistemas.

Com o objetivo de conseguir um cargo de diretor, Helpe tem fortalecido os aspectos políticos e técnicos que são necessários para essa função e começou em um MBA. "Procuro sempre estar perto de pessoas que admiro para ajuda-las e também para aprender", diz.

De acordo com pesquisa feita pela Amba (associação internacional dos MBAs) durante a feira MBA Fair, em Londres, a maior motivação para buscar o curso é a progressão na carreira –foi a resposta de 22% dos entrevistados.

Leandro Morilhas, diretor-geral da FIA (Fundação Instituto de Administração), orienta os alunos a ter uma noção clara sobre aonde querem chegar e saber as maneiras de atingir esse objetivo. "O que o mercado valoriza mais hoje é um mix entre um MBA de qualidade e uma carreira com resultados positivos", comenta.

Foi a experiência aliada aos estudos que proporcionou a Andrea Luisa Bozzo, 46, alcançar em abril o cargo de diretora regional de operações em São Paulo dos supermercados Dia Brasil. Ela tinha tralhado cinco anos como gerente de operação e no fim do ano passado iniciou o curso de MBA.

Davi Ribeiro/Folhapress
Andrea Luisa Bozzo, diretora regional de operações do Dia Brasil
Andrea Luisa Bozzo, diretora regional de operações do Dia Brasil

Atualmente, ela é responsável por uma equipe de cerca de 2.000 pessoas e afirma que conseguiu construir esse perfil executivo. "Hoje tenho análise mais crítica dos negócios e tomo decisões com mais segurança, sempre avaliando a situação econômica e a estratégia de longo prazo", explica.

Karla Alcides, diretora de comunicação da Anamba (Associação Nacional de MBA), também opina que o profissional deve saber o momento certo de fazer o MBA. "Quando ele tem desafios para melhorar suas habilidades em termos de gestão de negócio, é o momento de pensar em um MBA", opina.

Prática

Mesmo considerando fundamental a experiência profissional para uma carreira executiva, Tharcisio Souza Santos, diretor do MBA Executivo da Faap, considera que o curso possibilita ao profissional ganhar habilidades práticas. "O executivo bem treinado entende de comportamento humano e política para liderar equipes e convencer os conselhos de administração. São esses conhecimentos que os alunos precisam buscar no curso e na vida", comenta.

Quantos aos profissionais jovens, com poucos anos de experiência, George Iliev, diretor de desenvolvimento de mercados da Amba (associação internacional de MBAs), opina que uma maneira alternativa muito usada para conseguir um cargo de liderança executiva é trabalhar ou ser conselheiro em uma start-up (empresa iniciante).

"Ser membro do conselho de uma start-up irá mover o seu currículo para uma categoria importante", explica.

 

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