Publicidade
19/10/2014 - 02h00

Decisão de estudar no exterior deve ser tomada com visão de longo prazo

DANIELLE FONSECA
DE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A decisão de deixar o emprego, investir alto e ficar um ou até dois anos fora do mercado de trabalho para fazer um MBA no exterior fica mais difícil com o desaquecimento da economia.

Houve neste ano uma desaceleração nas contratações para cargos executivos e pode haver dificuldades de recolocação profissional. Especialistas afirmam que a conjuntura econômica deve ser levada em conta, mas não é determinante para deixar de investir na carreira.

"A decisão não deve ser tomada só pensando no curto prazo", diz Maria Candida Baumer, sócia da consultoria de RH People & Results.

Para ela, é preciso analisar qual o rumo esperado para sua carreira no futuro e como estará a economia mais à frente. "É uma boa opção principalmente para profissionais antes dos 30 anos, que podem arriscar mais e querem mudar de empresa ou área de atuação", afirma.

Adriano Vizoni/Folhapress
Fabio Nunes dos Santos mudou de trabalho um ano após terminar MBA nos EUA
Fabio Nunes dos Santos mudou de trabalho um ano após terminar MBA nos EUA

O engenheiro civil Fábio Nunes dos Santos, 39, por exemplo, mudou de empresa um ano após concluir o MBA na Fuqua School of Business, na Universidade Duke, nos Estados Unidos. Para ele, um dos aspectos mais importantes da experiência vivida foi o "networking" (rede de contatos). "O novo convite de trabalho veio de um colega que conheci durante o MBA", diz.

Santos trabalhava em uma empresa de mineração e no ano passado foi contratado pela consultoria Marsh Risk Consulting, onde hoje é líder da América Latina e Caribe para o setor de construção.

Com a economia no Brasil em um momento de difícil previsibilidade, o MBA no exterior tem a vantagem de abrir caminhos para seguir carreira fora de seu país natal.

Coordenadores de escolas nacionais também dizem que a diferença entre MBAs no exterior e no Brasil diminuiu bastante nos últimos anos. E quem quiser correr menos riscos e continuar no país poderá encontrar boas opções.

"Há alguns anos havia uma disparidade muito grande. Mas hoje há produtos no Brasil que conseguem ser competitivos", diz Elaine Tavares, vice-diretora do Full Time MBA do Coppead/UFRJ.

Há alternativas de MBAs com módulos internacionais ou convênios com instituições estrangeiras, possibilitando que o aluno passe um tempo fora, mas sem precisar largar o seu emprego.

O engenheiro mecatrônico Ricardo Ruiz Rodrigues, 44, cursou o MBA Executivo da Universidade de Pittsburgh, em São Paulo, que possui o mesmo conteúdo da unidade norte-americana, mas com fóruns obrigatórios em Pittsburgh (EUA) e em Praga, na República Tcheca.

Rodrigues chegou a pesquisar MBAs no exterior, mas optou por esperar. "Na época, minha carreira estava caminhando como eu desejava. Seria prejudicial uma paralisação por dois anos", afirma.

Lalo de Almeida/Folhapress
Ricardo Rodrigues na sede da varejista em que trabalha
Ricardo Rodrigues na sede da varejista em que trabalha

A escola de negócios BBS, em São Paulo, é outra que oferece a opção de módulos internacionais, como um na Universidade Cornell, nos Estados Unidos. Com isso, viu a demanda crescer. "A procura pelos módulos internacionais curtos cresceu 35% neste ano", diz John Schulz, sócio-fundador da BBS.

Há ainda boas opções em escolas que possuem certificações internacionais, chamadas de acreditações, entre elas a Eaesp (da FGV de São Paulo), a Ebape (da FGV do Rio), o Coppead da UFRJ, a Fundação Dom Cabral, o Insper, o Ibmec e a FIA.

Algumas dessas instituições brasileiras inclusive criaram MBAs que oferecem experiências semelhantes a do exterior, com a opção de estudar em tempo integral, períodos de imersão, aulas em inglês, professores estrangeiros e salas com alunos oriundos de diversos países.

É o caso do Coppead/ UFRJ, o único em período integral do Brasil e da América Latina que está no ranking do jornal "Financial Times".

A Fundação Dom Cabral oferece um MBA executivo com carga horária mais extensa, de 1.300 horas (a maioria dos cursos costuma ter em torno de 500 horas), e períodos de imersão, em que os alunos ficam durante uma semana no campus de Nova Lima, em Minas Gerais.

A fundação está criando novas opções de MBAs, que irá lançar em 2016, entre elas uma em período integral e um com módulos que serão cursados no exterior.

"Percebemos uma demanda de jovens que gostariam de ir para fora, mas querem continuar a trabalhar no Brasil, às vezes cuidam do negócio da família, por exemplo", diz Carla Arruda, gerente de projetos de programas de MBA da fundação.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag