Publicidade
19/10/2014 - 02h00

MBA pode não funcionar para quem deseja trocar drasticamente de carreira

ANA MAGALHÃES
DE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Existe no mercado de RH a máxima de que um MBA pode alterar a localização, a empresa e a função de um profissional, mas dificilmente muda a profissão dele.

Mudanças radicais são mais complexas e podem demandar muito mais esforço do que apenas um curso de pós-graduação generalista e concentrado em negócios, como são os MBAs.

"Esses casos de mudanças drásticas são raríssimos", afirma Marcelo Ambrozio, sócio-fundador da consultoria MBA House.

Mas há uma exceção: aqueles que desejam abrir o próprio negócio podem, sim, ter uma ajuda por meio de um programa desse tipo.

Davi Ribeiro/Folhapress
Mariana Ely, que trabalhava com arquitetura e decidiu lançar uma marca de cosméticos
Mariana Ely, que trabalhava com arquitetura e decidiu lançar uma marca de cosméticos

A arquiteta Mariana Ely, 31, estava buscando uma mudança de carreira."Sou workaholic' e estava me dando bem na arquitetura, mas estava insatisfeita", conta.

Ela havia trabalhado em escritórios internacionais e já tinha uma carreira sólida nessa área no Brasil.

No MBA, decidiu empreender e está desenvolvendo uma marca de cremes e perfumes chamada L'amour, que deve ser lançada até o fim deste ano.

Sua ideia é inicialmente lançar uma loja virtual e, no ano que vem, vender os produtos em lojas em shoppings da capital paulista.

Mais comuns do que o caso de Ely, que mudou completamente de setor, são os casos de pessoas que empreendem dentro da sua mesma área. É o que o dermatologista Gustavo Alonso, 38, está fazendo.

Além de aprimorar o gerenciamento de seu consultório, com os conhecimentos adquiridos no curso ele está investindo em uma empresa de cursos on-line voltados a profissionais de saúde. O sistema está em fase de desenvolvimento e se chamará Ehealth School. A meta é lançar a plataforma até janeiro do ano que vem e ter alunos inscritos em fevereiro.

Raquel Cunha/Folhapress
Gustavo Alonso vai lançar site de cursos de saúde
Gustavo Alonso vai lançar site de cursos de saúde

A ideia do novo empreendimento partiu de uma experiência pessoal: antes de se inscrever no programa, ele buscou cursos mais curtos de gestão e marketing na área da saúde e não encontrou.

"Existem muitos profissionais muito qualificados que trabalham em cidades menores e que não têm tempo para vir para a capital fazer um curso assim", analisa.

Na avaliação de Sócrates Melo, diretor de operações da Robert Half, para quem quer mudar radicalmente de área de atuação, um MBA "ajuda", mas outros fatores precisam ser levados em consideração ""como conhecimentos na nova área, experiência pessoal, rede de contatos profissionais e até a possibilidade de redução salarial.

Ele conta que fez um curso assim com uma colega médica que queria entrar na área de finanças.

"Obviamente ela teria que pagar um pedágio, ou seja, poderia ter que aceitar entrar numa posição pior e com um salário não tão atraente na nova área em que quer atuar", afirma Melo.

Para ele, o mais importante é o estudante escolher um curso de MBA que tenha foco na área em que ele quer atuar. Se o objetivo é empreender, por exemplo, mais interessante será fazer um MBA de empreendedorismo e negócios do que fazer um MBA generalista em uma escola de renome.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag