Pesquisa indica os 5 principais motivos de demissões no Brasil
DE SÃO PAULO
Uma pesquisa feita com diretores de RH pela consultoria de recrutamento Robert Half aponta que o desempenho fraco é o principal motivo de demissões no Brasil.
Este foi o motivo apontado por 34% dos 100 diretores de recursos humanos ouvidos no levantamento.
A falta de aderência à cultura da empresa aparece em segundo lugar (26%), seguida de relacionamento ruim com a equipe (16%).
A seguir estão problemas relacionados à frequência, como atrasos e faltas (12%), e baixa empatia com o superior (10%).
Para Fernando Mantovani, diretor de operações da Robert Half, o resultado da pesquisa indica tendência das organizações em unir questões comportamentais e técnicas ao avaliar o desempenho de profissionais. "As empresas buscam maior eficiência e rentabilidade e para isso acontecer é necessário que os colaboradores estejam comprometidos com a organização", diz o executivo, em nota.
MOTIVOS DA DEMISSÃO |
---|
Posição | Motivo | Porcentagem dos entrevistados que concordam |
---|---|---|
1º | Baixo desempenho | 34% |
2º | Não se adequou à cultura da empresa | 26% |
3º | Relacionamento ruim com a equipe | 16% |
4º | Atrasos e faltas | 12% |
5º | Relacionamento ruim com o superior | 10% |
O estudo apontou ainda que 54% dos diretores de RH entrevistados consideram os programas de treinamento e de desenvolvimento como a principal ferramenta de prevenção contra a rotatividade, enquanto 30% apostam que a solução está em um processo de recrutamento mais elaborado.
Contratar profissionais de forma temporária antes de efetivá-los foi um método indicado por 13% dos executivos e 3% confiam nos programas de mentoring.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade