Publicidade
02/11/2014 - 02h00

Cursos ensinam a cuidar da agenda e a traçar estratégia para prazos e metas

BRUNO BENEVIDES
DE SÃO PAULO

As pessoas interessadas em aprender a gerir o tempo precisam, antes de tudo, descobrir o próprio perfil para definir como podem adaptar a rotina.

"Eu sempre começo explicando que nós temos uma autocobrança muito grande de cumprir prazos", explica Lisia Prado, responsável pelo curso de gestão do tempo da Escola de Negócios Saint Paul. "A pessoa quer fazer duas coisas ao mesmo tempo. Ela precisa entender que isso não é possível."

Diversas escolas e faculdades disponibilizam aulas para quem está interessado em aprender a gerir o tempo. Em geral, são cursos rápidos, que giram em torno de 12 horas de aula. O tema também costuma estar presente no currículo de MBAs e de especializações em gestão.

Karime Xavier/Folhapress
A gerente comercial Sonia Miranda
A gerente comercial Sonia Miranda

Além dessa parte mais teórica, incluindo aulas comportamentais, esses programas também oferecem dicas e técnicas para ajudar os alunos.

É o caso da gerente comercial Sonia Miranda, que passou a utilizar alguns desses conselhos depois que fez aulas de gerenciamento do tempo dentro de um curso de gestão de negócios.

"Gerencio meu tempo semanalmente, com reavaliação diária de prioridades, usando cronogramas de execução para atender os anseios dos envolvidos nos projetos", diz.

"Nós ensinamos a pessoa a ter disciplina e cumprir a agenda", afirma Prado.

Miranda começou a utilizar agenda e planilhas para anotar os compromissos após o curso. "O maior desafio é colocar em prática e cumpri-la, pois temos que lidar com os inimigos do tempo, sem deixar o importante virar urgente", afirma ela.

COMO ORGANIZAR

Para Tânia Belmiro, coordenadora do MBA em gestão de projetos da escola de negócios BBS, as aulas ajudam o aluno a pensar em uma estratégia para cumprir prazos.

"Uma vez que se entende o que a empresa quer, é necessário tomar o segundo passo: como vamos fazer? Nós precisamos organizar isso no tempo", diz ela.

"O aluno precisa definir quais atividades agregam valor e quanto tempo será gasto em cada uma delas", explica a coordenadora.

O curso da BBS, atualmente aplicado apenas na unidade em Angola, deve começar a ser oferecido em São Paulo no ano que vem e tem como umas das áreas a gestão do tempo.

Cursos ensinam a administrar o tempo:

IBMEC
Onde Brasília
Como é Mistura teoria e prática
Duração 12 horas
Início Não está definido
Informações tinyurl.com/o2gc8l7

FGV-Cademp
Onde Rio de janeiro
Como é Tem parte teórica, prática e comportamental
Duração 12 horas
Início Não está definido
Mais informações tinyurl.com/ozfhchj

Saint Paul
Onde São Paulo
Como é Une parte técnica e comportamental
Duração 12 horas
Início 26/1/2015
Mais informações tinyurl.com/q5d2kcc

Senac-SP
Onde São Paulo
Como é Discussões de casos Duração 12 horas
Início 3/11/14
Mais informações tinyurl.com/nv8deq7

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag