Publicidade
09/11/2014 - 02h21

Apple entrevistou analista de sistemas 14 vezes durante um ano e não a contratou

ANDRÉ CABETTE FÁBIO
DE SÃO PAULO

A recompensa no final de um longo processo seletivo numa empresa que é referência não vem para todos.

Após estudar inglês sete meses na Inglaterra, a analista de sistemas Débora Bossois, 30, voltou para o Brasil, em 2011.

Dona da melhor padaria de SP largou tudo por amor à panificação

Apesar de ter conseguido trabalho em Vitória, mandou o currículo para grandes empresas de tecnologia. "Eu estava com o inglês fresco, e resolvi tentar uma vaga", diz.

Quatro meses depois, chegava um e-mail da Apple. "Foi ansiedade total. Meu inglês estava afiado, mas falar pelo telefone era diferente".

Arquivo pessoal
Débora Bossois, 30, passou por 14 entrevistas numa seleção de um ano, mas não foi chamada para trabalhar na Apple
Débora Bossois, 30, passou por 14 entrevistas numa seleção de um ano, mas não foi chamada pela Apple

Ela foi aprovada na conversa de 30 minutos, e passou para a próxima etapa de entrevistas, onde ficou sabendo que a vaga, para preenchimento urgente, seria ligada à versão em português do Siri, o assistente virtual do iPhone que "fala" com o usuário.

Eles pediam detalhes do mestrado de Bossois, que havia sido em processamento de linguagem natural. "As perguntas eram 90% repetidas", lembra. A essa bateria de entrevistas, seguiram-se outras.

"Eu não sabia se teria uma resposta imediata, ou se faria entrevista nos EUA. Ficava às escuras, sem noção dos próximos passos, e eles sumiam e apareciam".

Durante o processo, Bossois chegou a ficar oito meses sem informações. Numa das entrevistas, falou uma segunda vez com o mesmo entrevistador. "Ele pareceu constrangido e disse que provavelmente se tratava de um engano".

No total, o processo foi de 14 entrevistas, sem contar atrasos e agendamentos, Bossois não foi selecionada para a vaga. Três anos depois, o Siri ainda não fala português. Contatada pela reportagem, a Apple não comenta sobre o assunto.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag