Publicidade
11/12/2014 - 13h11

Brasileiros são campeões em ler e-mails durante reuniões, diz pesquisa

DE SÃO PAULO

O Brasil é líder em ler e responder e-mails pessoais ou de trabalho durante reuniões. Para 57% de cem diretores de recursos humanos entrevistados no país essa é uma prática "muito comum" entre os profissionais.

A pesquisa foi feita em dez países pela companhia de recrutamento Robert Half. O Brasil fica à frente de Chile e Reino Unido, onde 42% e 30% dos diretores observam o comportamento, respectivamente. Foram ouvidos 1.475 diretores de recursos humanos. 

"Ainda que seja comum, é uma atitude muito deselegante com os participantes da reunião. O desvio de atenção ainda pode comprometer a compreensão de algum dado relevante", diz, em nota, Fernando Mantovani, diretor da Robert Half.

Zé Carlos Barretta/Folhapress
Marcio Oliveira, presidente da Lew'Lara\TBWA, perto do totem instalado na sala de reuniões da agência
Marcio Oliveira, presidente da Lew'Lara\TBWA, perto do totem instalado na sala de reuniões da agência

Há algumas empresas que tentam contornar o problema. Em agosto, a Folha mostrou que a agência de publicidade Lew'Lara\TBWA, de São Paulo, instalou um "totem anticelular" ao lado das salas de reunião para evitar que as pessoas usem o aparelho durante o encontro.

Funcionários e clientes da agência podem depositar seus telefones no recipiente e colocá-los para carregar. Também podem deixá-los na recepção, onde a recepcionista atende as chamadas e anota os recados.

"O cliente ou funcionário recebe mais atenção e a reunião se torna mais objetiva e mais curta. Todo mundo quer ir embora logo para ver o celular", afirmou Marcio Oliveira, 41, presidente da agência.

O estudo aponta também que 45% dos gestores brasileiros aceitam a prática em casos de mensagens urgentes, e 30% quando o colaborador não estiver envolvido com o assunto em pauta.

Outros são mais radicais. Para 13%, o funcionário deve se retirar no momento em que for ler o e-mail e, para 12%, o acesso aos e-mails deve ser desligado durante as reuniões.

Veja abaixo a lista completa com o percentual dos diretores de recursos humanos que julgam a prática de ler e-mails em reuniões "muito comum".

  1. Brasil (57%)
  2. Chile (42%)
  3. Reino Unido (30%)
  4. Emirados Árabes (27%)
  5. Suíça (20%)
  6. França (19%)
  7. Bélgica (18%)
  8. Alemanha (17%)
  9. Áustria (16%)
  10. Holanda (15%)
 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag