Empresa cria escritório sem cadeiras ou mesas, onde não se trabalha sentado
DE SÃO PAULO
Acordar, levantar, sentar no carro, chegar ao trabalho e sentar por mais oito horas. Não é uma rotina que exige fisicamente, mas, para o escritório holandês de design RAAAF, faz mal para o corpo. Como solução, a empresa propõe um escritório em que trabalhar sentado não é a regra.
Um protótipo desse escritório do futuro (?) chamado "The End of Sitting" está em exposição em Amsterdã. Nele, pedras adaptadas cortadas por corredores propõem um escritório pelo qual o funcionário caminha e trabalha em diferentes posições. No projeto, criado em parceria com a artista Barabara Visser, não há cadeiras ou mesas.
"Nós dissemos: 'E se pudéssemos criar um ambiente de trabalho que não é mais baseado em mesas e cadeiras?'", disse Ronald Rietveld, um dos fundadores do RAAAF ao site da revista "Fast Company".
Os designers têm a ambição de combater problemas de saúde associados ao sedentarismo, como doenças do coração e diabetes. Em vez de sentar, a proposta é que o funcionário se incline sobre as superfícies.
"Toda a nossa sociedade é baseada em sentar –sentar no trânsito, sentar na escola se você é uma criança. A primeira punição que recebe é ficar em pé no canto da sala. Tudo isso começa muito cedo", diz Rietveld.
No momento, uma pesquisa sobre os efeitos da instalação está sendo feita em parceria com a holandesa Universidade de Groningen. O estudo ainda não foi publicado, mas, segundo Rietveld, "aparentemente, um dos resultados é que, no final do dia, as pessoas estão com a cabeça mais ativa, porém mais cansadas no corpo. E na verdade essa é a ideia –o principal objetivo é colocar mais pressão nas pernas durante o dia, e assumir posições diferentes. Isso é o que sentar não está fazendo", diz.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade