Publicidade
06/01/2015 - 15h40

Chefes distantes e indiferentes são os mais detestados por jovens

DE SÃO PAULO

O que os jovens esperam de seus gestores? Qual estilo de liderança mais se adapta à nova geração de colaboradores? Uma nova pesquisa do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) pode trazer algumas respostas sobre quais comportamentos um líder deve evitar.

Mais de 7.000 jovens responderam à pergunta "Qual tipo de líder você reprova?", entre novembro e dezembro de 2014. Um chefe distante de sua equipe, pouco presente e indiferente apresenta o estilo liderança mais reprovado, com 57% dos votos.

Justin Lubin/NBC/AP
Chefes odiados como Michael Scott, da série "The Office", são um exemplo do que um líder não deve ser
Chefes odiados como Michael Scott, da série "The Office", são um exemplo do que um líder não deve ser

O segundo maior temor do jovem em relação a seu gestor é não ter suas conquistas reconhecidas, sendo essa a pior característica que um chefe pode ter para 20% dos participantes. Para Yolanda Brandão, coordenadora de treinamentos externos do Nube, a geração Y (dos nascidos entre 1980 e 2000) foi acostumada a receber elogios dos pais e professores.

Essa geração, hoje ingressando no mercado de trabalho, espera encontrar essa receptividade no ambiente profissional. Por isso, é fundamental notar seus bons trabalhos e mudanças positivas no comportamento, diz Brandão.

Outra receita para ser rejeitado pelos jovens colegas é seguir o estilo tradicionalista, muito rígido e proibitivo de chefe. No fim da lista de chefes detestados aparecem aqueles que tratam os membros de sua equipe com parcialidade.

Brandão afirma, em nota, que o jovem anseia por liberdade de ação no trabalho, transparência e menos rigidez nas regras estabelecidas pela empresa. No entanto, embora os jovens oxigenem as empresas e as relações profissionais, sempre haverá limites. Assim, ela afirma que o melhor caminho é deixar as normas bem claras e ser sincero quanto ao por que elas existem.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag