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11/01/2015 - 02h00

Foto tirada no banheiro é erro no LinkedIn; veja 4 dicas de consultora

ANDRÉ CABETTE FÁBIO
DE SÃO PAULO

"No LinkedIn, você tem a capacidade de controlar como outros profissionais o enxergam", diz a consultora Donna Serdula, especialista na rede social voltada para negócios.

Autora do livro "LinkedIn Makeover: Professional Secrets to a POWERFUL LinkedIn Profile" (transformação no Linkedin: segredos profissionais para ter um perfil Poderoso do LinkedIn, em tradução livre), ela comanda uma equipe de 15 escritores que ajudam profissionais e empresas ao redor do mundo a criar perfis mais eficientes no site. E alerta: "Quando você vai para um congresso, uma reunião ou um encontro de negócios, todo mundo com quem você trocou cartões irá fazer uma busca por você no LinkedIn e criar uma percepção sobre você".

A pedido da reportagem, Serdula apontou quatro erros que as pessoas cometem ao atualizar suas páginas na rede social.

Divulgação
A consultora Donna Serdula destaca fotos em casamentos ou tiradas no banheiro como erros na rede social LinkedIn
A consultora Donna Serdula destaca fotos em casamentos ou tiradas no banheiro como erros na rede social LinkedIn

CTRL CURRICULUM + CTRL VITAE

O seu perfil no LinkedIn não é o seu currículo. O seu currículo é o seu passado, o que você já fez, e o seu perfil é o que você é agora, como você pode ajudar as pessoas. Ele deve ser comunicativo, fácil de entender e deve ajudar as pessoas a saberem o que você faz.

Quando você copia e cola o seu currículo, isso não lhe ajuda a se vender, mas faz você parecer um desesperado em busca de trabalho.

O perfil deve ser a sua apresentação digital, a primeira impressão. Ele deve ser pessoal, o seu "elevator pitch" (uma descrição intrigante do que você faz que chama a atenção imediata). Nele, você quer se apresentar de verdade.

Muitas pessoas diriam "eu sou um dinâmico 'resolvedor' de problemas", mas isso não quer dizer nada. Todo mundo é isso. O que você deve fazer é falar com o seu coração, levando em consideração o que o seu público-alvo quer ouvir.

Então pergunte a si mesmo: você está no LinkedIn porque quer se diferenciar dos outros? Porque quer um trabalho? Porque quer vender mais produtos? Você tem que saber a meta e o que quer alcançar.

Não se diz simplesmente "contrate-me hoje!", mas o que se pode e se deseja oferecer às pessoas.

PERFIL PROFISSIONAL, FOTO PROFISSIONAL

Não use uma foto feita num casamento, ou com o seu telefone em um banheiro em um lugar qualquer. Ela é a sua apresentação digital, a sua primeira impressão; como o mundo te vê. Você tem que ter uma foto profissional. Ter uma foto menos do que profissional, feita com uma câmera ruim, diminui você para quem visualiza sua página.

Ao tirar a foto, vista-se bem, olhe diretamente para a câmera, do nó da gravata, ou dos seus ombros, para cima, sem mostrar o tornozelos ou os joelhos –ninguém quer ver isso no LinkedIn.

As pessoas sabem quando uma foto foi tirada em um casamento e ela parece barata. Isso passa a mensagem de que você não leva a sua rede de contatos on-line a sério. No LinkedIn você tem a chance de controlar como as pessoas vão te enxergar e uma foto dessas não é a forma como você deseja ser visto.

FULANO, FAÇO X, TRABALHO EM Y

O título do LinkedIn é o que aparece ao lado da sua foto e no topo do seu perfil. Como padrão, ela mostra com o que você trabalha, seu cargo e onde você está empregado.

A maioria dos perfis diz simplesmente algo como: "administrador de programas e administrador de projetos na Bugigangas Limitada". Isso é chato, terrivelmente chato. Não é atrativo, é desinteressante e as pessoas não sentem vontade de ler mais sobre você.

A manchete do LinkedIn deve ser diferente. Funciona como em um jornal, em que a manchete captura o olhar e convence as pessoas a lerem mais.

Um bom exemplo seria: "especialista em TI voltado à criação de soluções escaláveis para pequenos negócios", ou então "ajudo empresas a criarem equipes de venda fortes através de programas de treinamento intensivos". Ou algo mais simples, com palavras-chave como "mago da tecnologia", "líder de pensamento", "engajando serviços para clientes".

JANELA PARA O MUNDO REAL

Ter sucesso no LinkedIn significa sair do LinkedIn. Você não quer manter uma relação por trás de um botão. O trabalho de verdade está no mundo de verdade, por isso você deve tornar o mais fácil possível o caminho para que a relação com quem lê seu perfil saia da rede social.

Um erro muito comum é não incluir as informações para contato. Isso é muito importante, porque permite que, quando uma pessoa o encontra e quer saber mais, pode facilmente ligar para você e enviar um e-mail.

 

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