Publicidade
18/01/2015 - 02h00

Para reverter má impressão, aproxime-se dos amigos de quem não gostou de você

DE SÃO PAULO

Em uma entrevista de emprego é comum o candidato ficar nervoso e ter a sensação de que não se saiu tão bem quanto poderia. "A impressão que alguém tem de você está ligada a elementos de comunicação não verbal, como as expressões faciais, o traje e um gestual não relaxado", afirma Ilana Berenholc, estrategista em personal branding e imagem.

Segundo Berenholc, se a pessoa declarou de alguma maneira que não teve uma boa impressão sua e isso chegou aos seus ouvidos, vale a pena buscar uma oportunidade de conversar e recomeçar a relação.

Ela diz que é possível reverter uma má impressão: "Todos nós já mudamos de ideia sobre alguém. Novos encontros positivos mostram que a pessoa estava enganada sobre você".

Divulgação
Ilana Berenholc, estrategista em imagem, dá dica: "Estabeleça contato visual e mostre que está prestando atenção"
Ilana Berenholc, estrategista em imagem, dá dica: "Estabeleça contato visual e mostre que está prestando atenção"

CORTEJE A PANELINHA

Procure participar de atividades em grupos dos quais a pessoa de quem você quer se aproximar faça parte. Ao ver você convivendo bem com outros ela vai começar a ter a sensação de que estava enganada sobre você.

Quando interagir diretamente com essa pessoa, a pior coisa que você pode fazer é tentar agradar e forçar a relação, pois isso vai soar falso.

CANTINHO DO BEBEDOURO

Encontre um momento relaxado e sem outros por perto e chame a pessoa para um café. Seja sincero e diga que ficou com a sensação de que não se saiu bem no primeiro encontro e gostaria de mudar essa má impressão. Conversar vai deixar as coisas claras e vai passar uma imagem de confiança e proatividade, de quem quer reformular a relação.

Caso não consiga um encontro pessoalmente, não ligue sem avisar. Peça para agendar um momento para conversarem ao telefone, indicando um horário para começar e um para terminar, mesmo que sejam dez minutos. Assim, a pessoa vai prestar mais atenção ao que você diz.

BAIXE A GUARDA

Ao conseguir uma segunda chance para se explicar, esteja preparado para ouvir as críticas e os motivos pelos quais você causou uma má impressão, que talvez sejam um ponto cego para você.

Estabeleça contato visual, mostre que você está prestando atenção no que a pessoa diz e vai usar aquilo para melhorar. Agradeça pelas críticas e diga que entende o ponto de vista dela.

Mas tome cuidado para não se inferiorizar. Não fique na defensiva, justificando-se a cada falha apontada. A não ser que você tenha feito ao errado, não é necessário se desculpar.

BRINQUE DE SUPER-HERÓI

Um estudo apresentado por Amy Cuddy no TEDTalks mostrou que ficar em uma pose "poderosa", como a da Mulher Maravilha, com as pernas levemente afastadas e as mãos na cintura, por dois minutos faz com que o nível de testosterona (hormônio relacionado ao poder) aumentasse em cerca de 20% em um exame de saliva com os voluntários, enquanto o nível de cortisol (hormônio ligado ao estresse) diminuiu cerca de 25%.

Fazer isso no banheiro antes de uma conversa importante pode ajudá-lo a projetar confiança naturalmente. Encene e vá acertando seu corpo.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag