Publicidade
21/01/2015 - 11h04

Aparelho usa 'lógica de churrascaria' para melhorar atenção no trabalho

DE SÃO PAULO

A start-up (empresa iniciante de tecnologia) GreyNut criou uma ferramenta que pode ajudar funcionários que trabalham em escritórios abertos a se concentrar em suas tarefas e não serem incomodados quando estão ocupados.

Usando uma lógica parecida com a dos rodízios de churrascarias, em que é possível indicar quando se quer receber carne com um disco verde, o aparelho é fixado no computador do usuário. O sistema, chamado Luxafor, tem uma pequena bandeira e acende uma luz LED verde quando o usuário está livre para conversar e responder a perguntas.

Uma luz vermelha mostra quando ele está usando determinados programas que indicam que está realizando uma tarefa importante.

Em entrevista ao site da revista "Fast Company", o diretor da empresa, Kristians Licis, diz que a ideia surgiu como uma necessidade de seu próprio escritório: "Um dia, meu sócio, que estava programando, ficou bravo porque eu estava fazendo perguntas a ele enquanto ele trabalhava". Licis afirmou ao site que precisava de uma indicação de quando poderia falar com o sócio e quando não deveria.

Reprodução/luxafor.com
O aparelho Luxafor usa luzes verde e vermelha para mostrar a disponibilidade de colegas de trabalho para uma conversa
O aparelho Luxafor usa luzes verde e vermelha para mostrar a disponibilidade de colegas de trabalho para uma conversa

O dispositivo, que funciona como um aviso gentil de "não perturbe", é conectado a aplicativos de produtividade que analisam quando se está trabalhando e quando se está navegando em redes sociais. É possível estabelecer manualmente o status como verde (livre) ou vermelho (ocupado).

A luz também pode ser ajustada para piscar quando um novo e-mail chega ou outra coisa importante acontece, ajudando o usuário a se concentrar, já que não precisa checar sua caixa de entrada a todo minuto.

À "Fast Company", Licis disse que a invenção foi testada em sua escritório. "No começo, as pessoas não sabiam que precisavam respeitar a luz vermelha, mas depois de dois ou três dias e um pouco de explicação, eles começaram a fazer perguntas apenas quando a luz verde estava acesa."

A empresa está buscando arrecadar U$ 42 mil na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter para disponibilizar globalmente duas versões do produto.

Promovido como o "dispositivo definitivo para produtividade", o produto com um cabo com entrada USB sai por U$ 21 na pré-venda e a versão sem fio, com Bluetooth, pode ser encomendada por U$ 52.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag