Publicidade
25/01/2015 - 02h00

Profissionais com pós ganham, em média, salário 33,5% maior

BRUNO BENEVIDES
DE SÃO PAULO

Fazer uma pós-graduação pode ajudar o aluno a ganhar um aumento, mas não é a posse do certificado, apenas, que garante salário melhor.

Levantamento feito pelo grupo de recursos humanos Employer a pedido da Folha mostrou que os profissionais com diploma de pós ganham, em média, 33,5% mais do que os trabalhadores que têm apenas curso superior.

A variação dos ganhos depende muito da carreira. Enquanto em administração a média de aumento é de 62,13%, e em nutrição, alcança 311,73%, em psicologia é de 2,67% e, em engenharia de produção, cai para 0,75%.

Para conseguir um aumentos o aluno precisa mostrar na prática o que aprendeu em sala de aula, alerta Assuero Escobar, coordenador de pós-graduação do Instituto Mauá de Tecnologia.

"O mercado valoriza muito a capacidade de resolver problemas, que é uma mescla de conteúdo técnico e prático" explica Adriano Mussa, professor da escola de negócios Saint Paul.

Editoria de Arte/Folhapress

"Ficar sentado e achar que vai ter um aumento de 30% automático, isso não vai acontecer", completa John Schulz, sócio-fundador da escola de negócios BBS.

A consultora de RH Fabiana Zandroski, do Salário BR –site do grupo Employer– afirma que não olha apenas o diploma no currículo na hora de contratar. "O currículo é uma base, mas são as experiências e as características pessoais que vão fazer com que ele receba mais ou menos", diz.

Muitos vezes, os alunos conseguem promoções ainda durante o curso. Para isso, pode ser útil a rede de contatos feita dentro da própria sala de aula, o "networking".

"Se você tiver uma rede de relacionamentos melhor, é provável que vá ganhar mais no longo prazo", diz Schulz, da BBS.

Mussa, da Saint Paul, recomenda que o aluno procure mais informações na hora de escolher qual curso fazer: "Não vá pelo nome da instituição. É preciso abrir a grade curricular, falar com os professores, sempre pensando no seu momento de carreira e para onde quer ir".

Recém formados na graduação devem buscar cursos mais técnicos, diz. Já o MBA é mais indicado para quem já trabalha com gestão.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag