Publicidade
25/01/2015 - 02h00

Crescem alternativas de pós a distância; veja como escolher o melhor curso

JULIANA VINES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Escolher uma pós-graduação a distância é quase tão difícil quanto encontrar uma agulha no palheiro. São mais de 900 cursos autorizados pelo Ministério da Educação, entre especialização, MBA, mestrado e doutorado, espalhados por todo o país.

Os números são da Associação Brasileira de Educação a Distância, que faz censos anuais da modalidade.

Além dos cursos tradicionais como finanças e marketing, há muitas novidades -por exemplo, pós em inteligência de segurança ou docência da meditação. Para desbravar esse mundo e chegar ao curso ideal para o seu objetivo há um caminho seguro.

Editoria de Arte/Folhapress

Mas, antes de pensar o que e onde estudar, é preciso conhecer a modalidade, alerta Marcos André Kutova, diretor da PUC Minas Virtual.

"Muitas pessoas não sabem como é estudar a distância e se frustram. Não é mais fácil do que presencialmente. Ao contrário, exige mais do aluno", diz Kutova. A PUC Minas tem 20 especializações a distância e 2.850 estudantes matriculados.

Cada instituição pode criar seu método de ensino virtual, mas há duas vertentes. A primeira inclui cursos com conteúdos disponíveis em uma plataforma que pode ser acessada quando o aluno quiser.

No segundo modelo, parte das aulas é transmitida por teleconferência e deve ser acompanhada simultaneamente pelos estudantes em um polo de apoio. Esse tipo se parece mais com curso presencial. O primeiro pede mais autonomia do estudante.

"Ninguém cobra a entrega de trabalhos, é preciso assumir a responsabilidade pelo curso. Se você espera que digam o que deve fazer, não vai dar certo", completa Kutova.

Fabiana Aparecida Freire, 32, levou um choque quando começou a fazer pós-graduação em administração de recursos humanos na Unip (Universidade Paulista).

"Achava que seria fácil, que não precisaria entrar muito na plataforma virtual. No fim do primeiro semestre, ficou um monte de coisa acumulada", diz a professora.

Fabiana percebeu que deveria separar um dia da semana para as atividades. "Todo sábado passo horas na frente do computador", diz.

Para ela, o esforço está valendo: é sua segunda pós e, nesta, diz ter aprendido mais que na primeira, presencial.

As áreas mais antigas têm mais opções de cursos reconhecidos, caso de MBAs, especializações em RH e finanças, afirma Stavros Xanthopoylos, vice-diretor do Instituto de Desenvolvimento Educacional da Fundação Getúlio Vargas. Para as áreas mais novas, a dica é apostar em instituições de renome.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag