Publicidade
25/01/2015 - 02h00

Novos cursos em jornalismo digital enfatizam empreendedorismo

BRUNO FÁVERO
DE SÃO PAULO

Para lidar com os desafios do mercado, cursos de pós-graduação querem estimular jornalistas a abrir e administrar seus negócios de internet. Em especializações de jornalismo digital, disciplinas que ensinam empreendedorismo e gestão têm ganhado espaço nos currículos.

"Um curso de jornalismo hoje, se não trouxer conhecimento na área de negócios, está alienado da realidade. O jornalista precisa disso não só para empreender, mas até para trabalhar na Redação" diz Jorge Tarquini, coordenador do curso de jornalismo digital da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), que abre sua primeira turma neste ano e traz dois módulos voltados a negócios.

Criado em 2009, o curso da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica) também mescla aulas sobre a produção jornalística no meio digital com questões de mercado.

Raquel Cunha/Folhapress
O jornalista Jorge Tarquini, 50, é o coordenador do curso de jornalismo digital da ESPM
O jornalista Jorge Tarquini, 50, é o coordenador do curso de jornalismo digital da ESPM

"Os alunos podem criar uma start-up, um caderno especial ou um aplicativo, mas todos têm que entregar junto um plano de negócios para viabilizar o projeto", diz Andreia Mellman, diretora da pós em jornalismo digital da universidade.

Para os dois professores, o foco nos negócios é importante porque disciplinas tradicionais da área não dão conta de preparar o profissional para o mercado atual.

Segundo Jorge Tarquini, a deficiência na formação de jornalistas é uma das causas da dificuldade em encontrar um modelo de negócios para a indústria na era digital.

"A maior parte das empresas de jornalismo recorreu a grandes executivos da área de negócios porque não havia jornalistas capacitados. Mas nosso produto, o que a gente faz, não é sabão, não é perfume. Isso é complicado para alguém com uma formação clássica de negócios."

De acordo com dados da World Association of Newspapers and News Publishers, em 2013, 800 milhões de pessoas no mundo leram jornais pela internet e 2,5 bilhões, pela versão impressa. O papel concentra 93% da renda de publicidade dos veículos.

No Tow Center para Jornalismo Digital, da Universidade de Columbia, em Nova York, alunos que querem abrir uma empresa recebem aconselhamento de palestrantes convidados e podem usar parcerias da universidade para conseguir financiamento para seus projetos, conta Susan McGregor, diretora-assistente do instituto, que oferece uma pós-graduação dupla em jornalismo e ciências da computação.

No Brasil, o mercado de start-ups de mídia sofre para prosperar: nenhuma empresa do tipo atraiu investimentos de capital de risco em 2014, diz a consultoria TTR.

Mas, nos EUA, investidores têm sinalizado que voltaram a se interessar pelo meio.

Em 2014, o site de notícias "virais" Buzzfeed conseguiu US$ 50 milhões em financiamento de capital de risco. O grupo Vox Media, que edita sites como o "Vox.com" e o "The Verge", recebeu US$ 46,5 milhões. Com isso, as empresas passaram ter valor de mercado estimado em, respectivamente, US$ 850 milhões e US$ 400 milhões.

"Para quem investe capital de risco é mais interessante pôr dinheiro em empresas pequenas que, ou se tornarão sucessos, ou, se não derem certo, darão pouco prejuízo", diz McGregor.

OPÇÕES DE CURSOS

ESPM
Jornalismo Digital
Modalidade: Especialização lato sensu
Duração: Três semestres
Carga Horária: 360 horas
Valor: Matrícula de R$ 1.300 além de 19 mensalidades de 1.993,76
Informações: bit.ly/posespm

PUC-RS
Jornalismo Digital
Modalidade: Especialização lato sensu
Duração: Três semestres
Carga Horária: 360 horas
Valor: Inscrição de R$ 83 além de 19 mensalidades de R$ 630
Informações: bit.ly/pospucrs

STANFORD
Jornalismo
Modalidade: Mestrado
Duração: Dois semestres
Carga Horária: não informada
Valor: Inscrição de US$ 125 (R$ 329) mais US$ 44 mil (R$ 116 mil)
Informações: bit.ly/posstan

TOW RESEARCH CENTER, UNIVERSIDADE DE COLUMBIA
Duplo mestrado em Jornalismo e Ciências da Computação
Modalidade: Mestrado
Duração: Quatro semestres
Carga horária: não informada
Valor: Inscrição de US$ 100 (R$ 264) mais US$ 60.987 (R$ 161 mil)
Informações: bit.ly/poscolumbia

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag