Publicidade
05/02/2015 - 02h00

Com dólar em alta, saiba como fazer imersão sem sair do país

BRUNA MARTINS FONTES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Viajar para fazer um intercâmbio ou aproveitar as férias para testar a capacidade de se comunicar em outra língua sempre está nos planos de quem estuda inglês, espanhol, francês e outros idiomas. Só que com o dólar em alta, o euro oscilando na casa dos R$ 3 e a libra beirando os R$ 4, o custo de ir para o exterior está cada vez maior.

Mas não é preciso sair do Brasil para conversar com pessoas em outras línguas. Dá para passar um final de semana em programas de imersão nos quais é proibido falar português, receber estrangeiros em casa –ou apresentar a eles a sua cidade– e usar o Skype para bater um papo com gringos.

Aqui ou lá, o que interessa, para quem quer aprender de fato, é se expor com mais frequência a situações como essas, em que é preciso usar a inteligência para se virar em um novo idioma.

Adriano Vizoni/Folhapress Produção Jeanine Lemos
Para quem não pode ou não tem dinheiro para fazer intercâmbio, a imersão é uma das opções para ganhar fluência no idioma
Para quem não pode ou não tem dinheiro para fazer intercâmbio, a imersão é uma das opções para ganhar fluência no idioma

"A interação social faz a pessoa viver situações novas e descobrir soluções para se comunicar. Quem não sai da zona de conforto não avança", afirma Joseilde Teles, 40, professora de inglês e mestre em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pelo Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo).

Para iniciantes que ainda sentem um certo receio de falar outra língua, a vantagem de participar dessas vivências sem sair de seu país é poder treinar a comunicação com outras pessoas que também são aprendizes e, portanto, mais tolerantes com quem está no nível básico.

"No começo, o que vale é se fazer entender, e não falar com uma gramática perfeita. Praticar é o ponto mais importante para assimilar o aprendizado", diz Sandra Baumel Durazzo, 52, consultora de línguas estrangeiras e diretora da assessoria educacional Target Idiomas.

PONTO FUNDAMENTAL
Conhecer a cultura de outro país é outro ponto fundamental para se aprimorar em uma nova língua.

"Quanto mais se mergulha no contexto em que um idioma é usado, mais rápido é o aprendizado", afirma Claudio Picollo, 68, professor do departamento de inglês da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Mesmo a distância, dá para acompanhar, pela internet, notícias, seriados e programas de TV internacionais e sintonizar rádios estrangeiras para descobrir bandas que estão fazendo sucesso, por exemplo.

Para conhecer os hábitos e as ideias de quem vive no exterior, há quem recorra aos velhos programas de "pen pals" [expressão em inglês que significa amigos por correspondência], nos quais as pessoas podem trocar e-mails (ou cartas, para os saudosos da modalidade).

Opções para falar, ler e escrever melhor não faltam.

SEM SAIR DO BRASIL

Receber viajantes
Quem tem espírito hospitaleiro pode bater papo com gringos mesmo sem sair de casa. O site couchsurfing (www.couchsurfing.com ), por exemplo, permite hospedar viajantes ou levá-los para passear em sua cidade. Outra opção é participar de programas que recebem intercambistas, como o da Aiesec (www.aiesec.org.br ).

Encontrar sua turma
Sites como o Meetup (www.meetup.com ) reúnem pessoas com interesses semelhantes para bater papo ou ir a eventos. Algumas escolas também promovem encontros para alunos trocarem ideias em outra língua.

Fazer cursos temáticos
Outra maneira de praticar conversação é se inscrever em cursos de temas livres, como gastronomia ou ioga. Quem domina um assunto tem mais facilidade para assimilar as mesmas informações em outro idioma.

Apostar na imersão
Mergulhar na língua por um curto período é uma alternativa para quem não pode viajar. Programas de imersão, nos quais as pessoas não falam português, são uma boa maneira de aprender a se virar para se expressar bem em situações do dia a dia, como pedir comida ou fazer apresentação de negócios.

Conversar pela web
A tecnologia facilita a comunicação com pessoas de outros países. Se você já fez intercâmbio e tem amigos gringos, converse com eles pelo Skype com mais frequência. Se esse não for o caso, dá para conhecer pessoas em sites como o Cibercursos (www.cibercursoslp.com ) ou em programas de bate-papo virtual promovidos por escolas de idiomas

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag