Publicidade
05/02/2015 - 02h00

Veja 10 dicas para agilizar o aprendizado de uma língua estrangeira

BRUNA MARTINS FONTES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para assimilar de vez as regras da gramática, é preciso ir além da TV e reservar um tempo, todo dia, a usar o idioma em atividades como ler artigos e garimpar palavras.

Não é preciso gastar horas nessas tarefas: uma janela de 15 minutos por dia é uma boa média. "O importante é ativar o cérebro com mais frequência", afirma Paulo Abreu, 47, diretor da escola Britannia.

De vez em quando, o conteúdo visto em aula deve ser revisitado. "Essa repetição é importante para o conhecimento da memória de curto prazo ser transferido para a de longo prazo", diz Abreu.

Para ampliar o vocabulário, um exercício básico é escolher um tema de que se goste, como moda ou futebol, e ver programas de TV ou na internet -sempre com um objetivo em mente, como listar o nome das cores das peças ou dos fundamentos do jogo, como "impedimento".

O passo seguinte é descobrir mais termos lendo blogs e notícias para aprender um grupo específico de palavras. "Quando se restringe o número de novos termos, é mais fácil se lembrar deles", explica Sérgio Luís Monteiro da Silva, 35, gerente do CNA.

Para quem prefere ler um livro, é bom começar por textos curtos, de autores conservadores no uso da linguagem. Assim, não há risco de se frustrar com palavras inventadas por escritores mais criativos, como James Joyce.

Veja abaixo 10 dicas para agilizar o aprendizado de línguas estrangeiras:

*

1. Exorcize o medo de falar em público criando diálogos mentais, o que prepara o cérebro para a conversa real, ou entre num grupo de teatro. "O aluno ganha naturalidade", diz Laerte Mello, 50, gerente da Cultura Inglesa.

2. Cantar é outra boa atividade para se sentir mais à vontade e começar a falar. Além de afinar a entonação e a pronúncia, a música, por ser ritmada, ajuda a memorizar frases e expressões coloquiais de modo mais duradouro.

3. Grave trechos de textos para treinar a maneira certa de marcar as sílabas tônicas, que contam mais do que a pronúncia para um estrangeiro compreender o que você diz. Para ajudar, grife no papel as sílabas tônicas antes de ler em voz alta.

4. Quando for preciso, no trabalho, ligar para outro país ou se apresentar numa reunião, prepare-se. Faça um roteiro do que vai falar e treine. Para antecipar reações a perguntas e prever como respondê-las, ensaie com um colega do escritório.

5. Reveja filmes e seriados sem legenda para se acostumar com a pronúncia e a entonação. Se você já conhece o contexto, fica fácil entender o que é dito. Desencane da legenda em outro idioma: não é bom para treinar leitura.

6. Ouvir rádios de outros países ajuda a acostumar o ouvido à sonoridade de uma outra língua. Alguns aplicativos, como o TuneIn (www.tunein.com), reúnem emissoras e podcasts em vários idiomas.

7. Quer saber a pronúncia de uma palavra (ou descobrir a de novas)? Tradutores online como o Forvo (www.forvo.com) e o RhinoSpike (www.rhinospike.com) "falam" textos gravados por nativos, bem melhor que o Google Translator.

8. Leia textos e assista a programas sobre temas que domina. "O aprendizado é potencializado quando se ativa uma base de conhecimento e ela é conectada ao novo", diz Sandra Durazzo, consultora da Target Idiomas.

9. Estudar sempre ajuda a fixar a gramática de outra língua na memória de longo prazo. "Revisitar o que aprendeu é essencial. É preciso achar uma palavra sete vezes, em contextos diferentes, para ela ser assimilada", diz Paulo Abreu, diretor acadêmico da escola de idiomas Britannia.

10. Para decorar regras, pode-se recorrer ao método mnemônico, que usa frases ou siglas divertidas, difíceis de esquecer. Não sabe soletrar a palavra necessary? Uma dica: tem one collar (letra "c") e two socks (letra "S").

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag