Publicidade
05/02/2015 - 02h00

Estudar línguas vendo séries de TV é divertido, mas exige disciplina

JULIANA VINES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Aprender línguas assistindo a filmes e seriados é mais divertido do que repetir "the book is on the table", mas não é mais fácil. Para avançar, é preciso ter disciplina e criar um método de estudo.

Quando decidiu ir para os EUA, a estudante e vlogger (quem posta vídeos na internet) Julia Jolie traçou um objetivo: falar inglês em um ano.

Como nunca havia feito um curso, sua estratégia foi praticar em bate-papos com estrangeiros e jogos on-line. Em vez de ler, passava horas em frente à TV vendo filmes e o seriado "The Office".

"Fiquei obcecada", diz Jolie, 23. "Assistia com legenda em inglês, mas não entendia 100%. Só parava quando aparecia uma palavra importante para o contexto que eu não conhecia. Depois, tentava encaixar a palavra numa frase."

Em um ano, ela conseguiu uma boa pontuação no Toefl (Test of English as a Foreign Language) e se matriculou na Universidade da Pensilvânia. "Vídeos ajudam muito, mas é preciso se esforçar. Se não sente dificuldade, não está aprendendo."

Especialistas concordam. "Não adianta só assistir, tem que saber onde quer chegar e criar níveis de dificuldade", afirma Marilena Fernandes, supervisora acadêmica da escola de inglês Alumni.

O primeiro passo para isso é tentar compreender o que as pessoas estão dizendo no vídeo e identificar as expressões mais comuns. "Isso ajuda na habilidade de escutar, com a qual, em geral, os estudantes têm mais dificuldade", completa Fernandes.

Com o tempo, o estudante consegue prestar atenção na gramática, no tom do discurso e até no sotaque. "Todos os filmes e séries proporcionam níveis de desafio para iniciantes ou avançados", diz Vinicius Nobre, gerente acadêmico da Cultura Inglesa.

"No espanhol, a mesma palavra ganha sons diferentes dependendo do país, e o filme ajuda você a reconhecer isso", diz Maria Veronica de Hopp, que coordena unidade da escola CEL-LEP.

Editoria de Arte/Folhapress

VIDA REAL

A maior vantagem de aprender com vídeos é conhecer situações que poderiam ser reais, e não criadas para material didático, aponta a professora Marcia Veirano Pinto, coautora do livro "What's On - Aprenda Inglês com Filmes e Séries" (Senac, 176 págs., R$ 49,90).

"Os livros deixam de fora expressões comuns para privilegiar a gramática, porque querem apresentar o conteúdo em uma certa ordem", diz.

Em busca de mais realismo, alguns cursos já adotam filmes e seriados como parte fundamental da aula.

Na Aliança Francesa, há cursos só sobre cinema, como o "Cinéma en Français", com exibição e análise de curtas (R$ 570 por 12 h).

NA TELA

Passo a passo para aprender um idioma estrangeiro usando filmes e séries

Se você não sabe nada

Escolha um seriado ou filme e assista com legenda em português. Tente entender a história
e identificar algumas palavras

Assista de novo, com legenda no idioma original. Tente associar expressões e frases à pronúncia, ao significado e à situação em que foram usadas

Evite pausar o vídeo porque não entendeu uma palavra, a menos que ela seja crucial para compreender a história

Se você sabe um pouco

Escolha um trecho de filme ou série que você teve dificuldade para entender mesmo com legenda e veja novamente. Prefira os que mostrem situações do dia a dia

Anote expressões desconhecidas, procure seus significados e preste atenção nos tempos verbais. Você pode aproveitar para estudar o tópico
de gramática associado à cena

Sites e aplicativos podem ajudar. O site fleex.tv permite ver vídeos com legenda no idioma original. As palavras são traduzidas com um clique e adicionadas a uma lista. O Speechyard.com é parecido

Se você já sabe bastante

Veja os vídeos sem legenda nenhuma. Preste atenção na entonação, no sotaque e no tom do discurso (se tem sarcasmo, por exemplo)

Escolha trechos e repita o que os personagens estão dizendo, para treinar pronúncia, entonação e ritmo. Se precisar de ajuda, recorra à legenda

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag