Publicidade
08/02/2015 - 02h00

Para voltar ao trabalho depois da licença-maternidade, torne-se indispensável

DE SÃO PAULO

"Há 40 anos a mulher não estava inserida no mercado, portanto, o modo de pensar o trabalho era muito masculino. Quando a mulher passou a trabalhar fora de casa, ficou um branco e as empresas não sabiam o que fazer com essa criatura", afirma Maria Clara Whitaker, proprietária da consultoria Vitamina, que oferece um serviço de coach para mães que trabalham.

"A mulher que engravida realmente precisa estar ausente do trabalho por um período e isso é visto, no mundo do trabalho, como uma espécie de férias", diz Whitaker. Ela afirma que, no ambiente corporativo brasileiro, a gravidez de uma funcionária é percebida como um aborrecimento: "Nesse caso, a mulher é vista como uma pessoa que produz menos". Por isso, é importante traçar estratégias para que a pausa no trabalho não prejudique a carreira.

Divulgação
Maria Clara Whitaker, coach de carreira e proprietária da consultoria Vitamina, que também presta serviços para mães que trabalham
Maria Clara Whitaker, coach de carreira e proprietária da consultoria Vitamina, que também presta serviços para mães que trabalham

CRAQUE DA EQUIPE

Mesmo antes da gravidez, é importante garantir bons resultados e se esforçar para tornar-se indispensável para a empresa. Durante a licença maternidade, alguém teve que fazer seu trabalho e a companhia se adaptou a ficar sem você.

Portanto, em seu retorno, seu chefe pode avaliar se vale a pena mantê-la no posto. Se antes da gravidez a funcionária já não ia bem e não entregava resultados, esse pode ser um momento em que a empresa decide demiti-la.

PREPARE SEU SUCESSOR

No começo na gravidez, converse com seu chefe sobre os projetos de longo prazo que estão sob sua responsabilidade e apresente uma sugestão de plano de trabalho para os próximos meses, indicando os projetos que você vai ter tempo de concluir nos próximos meses e quais você deverá delegar.

No caso trabalhos mais longos que não terá tempo de finalizar, indique a seu chefe um colega que poderia assumir a função temporariamente. Se seu chefe aprovar a escolha, treine seu colega e passe a ele maiores responsabilidades ao longo das semanas

Dependendo da profissão, a mulher não conseguirá realizar certas funções durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Deixe esse detalhe claro para seu chefe.

I'LL BE BACK

As mulheres que decidem estender a pausa por um ou dois anos, por complicações ou desejo de estar mais próxima da criança, devem encarar a volta como uma retomada de carreira como qualquer outra. É como se você estivesse desempregada por esse período.

Para voltar, reveja seu currículo, retome laços com colegas e chefes e avalie se é o momento de uma mudança em sua carreira.

Se você quer mudar, mas não sabe em que direção seguir, um coach pode ajudá-la. Se quer seguir na carreira, cursos podem atualizá-la.

ESQUECERAM DE MIM?

Se é profissional autônoma, não abandone seus clientes. Explique a situação e Mesmo que haja mudanças no cronograma no futuro, já que imprevistos podem acontecer, isso mostra seu comprometimento.

Se for necessário, indique um profissional de confiança, que faça um bom trabalho, para atendê-los durante sua licença. Converse com esse colega e explique a situação, dizendo que irá indicar seus serviços.

Um ou dois meses antes de voltar ao trabalho, faça contato com os clientes e diga sua previsão de retorno. Alguns clientes podem não voltar, mas faz parte do jogo.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag