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22/02/2015 - 02h00

Auxiliar os funcionários a dividirem seu tempo é um meio de motivá-los

FERNANDA PERRIN
DE SÃO PAULO

A motivação profissional altera a química do corpo, faz o sistema nervoso funcionar diferente e produzir mais, de acordo com José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Para ele, não se trata apenas de uma questão comportamental, mas neurobiológica, e que pode ser despertada por meio de algumas atitudes simples na liderança da empresa.

"A essência de tudo é fazer com que o colaborador se sinta pertencente", diz.

Divulgação
José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching
José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching

COMO MOTIVAR MEUS FUNCIONÁRIOS?

José Roberto Marques
Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC)

LIDERANÇA INDIVIDUALIZADA

Ter um pensamento sistêmico, que envolva todo o departamento, é importante, mas a comunicação e a liderança devem ser individualizadas para cada colaborador, porque cada um tem seu talento e suas expectativas. A motivação deve ser cirúrgica.

FEEDBACK

É importante desenvolver uma linguística, uma energia para falar com os colaboradores, sempre dando e recebendo feedbacks.

DELEGAR

O ser humano tem uma necessidade psicológica de ser ouvido e reconhecido, por isso é importante delegar responsabilidades. Quando a pessoa sabe que faz parte do sistema, ela sente que pertence ao lugar, e produz muito mais.

SEGURANÇA

Encurtar a distância entre as pessoas e investir na comunicação são meios de criar um ambiente confortável e de segurança, em que o colaborador se sente mais à vontade e motivado. Muitas regras e distância são sinal de má liderança.

TEMPO É MOTIVAÇÃO

Uma pesquisa da OIT mostrou que o trabalhador americano produz seis vezes mais que o brasileiro, ainda que a carga horária de trabalho nos EUA seja menor que aqui. A razão disso é a adminsitração inteligente do tempo, que motiva a manutenção do foco nas atividades. Auxiliar os funcionários a dividirem seu tempo é um meio de focá-los e motivá-los.

PERGUNTA RETÓRICA

Fazer perguntas ao funcionário, mesmo já sabendo a resposta, é importante porque cria nele a percepção de que o dono da resposta é ele. Isso faz com que o funcionário sinta-se pertencente ao sistema da empresa.

 

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