Auxiliar os funcionários a dividirem seu tempo é um meio de motivá-los
FERNANDA PERRIN
DE SÃO PAULO
A motivação profissional altera a química do corpo, faz o sistema nervoso funcionar diferente e produzir mais, de acordo com José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).
Para ele, não se trata apenas de uma questão comportamental, mas neurobiológica, e que pode ser despertada por meio de algumas atitudes simples na liderança da empresa.
"A essência de tudo é fazer com que o colaborador se sinta pertencente", diz.
Divulgação | ||
José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching |
COMO MOTIVAR MEUS FUNCIONÁRIOS?
José Roberto Marques
Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC)
LIDERANÇA INDIVIDUALIZADA
Ter um pensamento sistêmico, que envolva todo o departamento, é importante, mas a comunicação e a liderança devem ser individualizadas para cada colaborador, porque cada um tem seu talento e suas expectativas. A motivação deve ser cirúrgica.
FEEDBACK
É importante desenvolver uma linguística, uma energia para falar com os colaboradores, sempre dando e recebendo feedbacks.
DELEGAR
O ser humano tem uma necessidade psicológica de ser ouvido e reconhecido, por isso é importante delegar responsabilidades. Quando a pessoa sabe que faz parte do sistema, ela sente que pertence ao lugar, e produz muito mais.
SEGURANÇA
Encurtar a distância entre as pessoas e investir na comunicação são meios de criar um ambiente confortável e de segurança, em que o colaborador se sente mais à vontade e motivado. Muitas regras e distância são sinal de má liderança.
TEMPO É MOTIVAÇÃO
Uma pesquisa da OIT mostrou que o trabalhador americano produz seis vezes mais que o brasileiro, ainda que a carga horária de trabalho nos EUA seja menor que aqui. A razão disso é a adminsitração inteligente do tempo, que motiva a manutenção do foco nas atividades. Auxiliar os funcionários a dividirem seu tempo é um meio de focá-los e motivá-los.
PERGUNTA RETÓRICA
Fazer perguntas ao funcionário, mesmo já sabendo a resposta, é importante porque cria nele a percepção de que o dono da resposta é ele. Isso faz com que o funcionário sinta-se pertencente ao sistema da empresa.
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