Publicidade
12/04/2015 - 02h00

Mostrar potencial e ser bom no que se faz são dicas para mudar sua carreira

DE SÃO PAULO

Quando surge uma insatisfação no trabalho, o funcionário pode ficar desestimulado e perceber que não gosta do que faz e deseja mudar sua carreira.

Para Magui Castro, sócia da empresa de recrutamento executivo CTPartners, é importante que o profissional perceba a origem de sua frustração e para descobrir se o melhor caminho é mudar totalmente a carreira ou apenas trocar de empresa, mantendo o mesmo cargo e área de atuação.

Divulgação
Magui Castro é sócia da empresa de recrutamento de executivos CTPartners
Magui Castro é sócia da empresa de recrutamento de executivos CTPartners

Ela ainda afirma: "É possível mudar a carreira em qualquer momento da vida, mas, no início isso é mais fácil".

ENTRE NÓS

A maneira mais fácil de mudar sua carreira é fazê-lo dentro da empresa em que já trabalha. Se você atua no setor financeiro e deseja migrar para a área de recursos humanos, é muito difícil que outra empresa te contrate, porque você não tem experiência na área.

No entanto, os colegas de sua empresa atual conhecem seu trabalho e seu potencial e podem chamá-lo para um cargo na área que te atrai se você expressar esse desejo, pois há uma rotatividade de cargos.

Já por meio de "headhunters" (recrutadores), é muito difícil que quem atua no marketing receba uma proposta para finanças.

NÃO DESANIME

Mesmo que se sinta desmotivado com o emprego e queira deixá-lo, é preciso se tornar muito bom na área em que atua, já que esta será uma "ponte" para conseguir um emprego em outro setor. É preciso mostrar que você tem um alto potencial, que é capaz e tem atitude.

Se você não levar sua ocupação atual a sério, ninguém vai compreender sua insatisfação, e sim taxá-lo de preguiçoso. E, com essa imagem, uma nova contratação é difícil.

DE VOLTA ÀS AULAS

É bastante comum que profissionais com formações mais técnicas, como um farmacêutico, entrem em uma empresa de seu setor e, com o tempo, queiram atuar como executivo na companhia. Para isso, é preciso não apenas sinalizar o interesse, mas se preparar com MBA em negócios, por exemplo.

MEU NEGÓCIO

Muitas pessoas deixam seus empregos para criar seu próprio negócio. Para um ex-executivo, há vantagens, já que é possível estruturar-se financeiramente para ter um capital para o novo negócio. Não é possível largar tudo sem o dinheiro necessário. Além disso, ele sabe administrar um negócio e criar um plano estratégico.

UM POUCO DE TUDO

Se, no começo da carreira, você percebe que não gosta do que faz, é mais fácil mudar. As escolhas que você faz no início direcionam muito sua experiência. Quando se está em cargos mais altos, a mudança não é tão simples, porque o profissional acaba se especializando em algo.

Durante a graduação, procure fazer estágios em empresas e áreas diferentes. Conhecer um pouco de tudo ajuda a escolher melhor e não se arrepender mais tarde.

Colaborou GABRIELA STOCCO, de São Paulo

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag