Publicidade
03/05/2015 - 02h00

Ameaça e recompensa moldam atitude profissional, afirma neurocientista

FERNANDA PERRIN
DE SÃO PAULO

O comportamento humano responde a estímulos de ameaça ou de recompensa, afirma o escritor David Rock, especialista em neurociência da liderança. Segundo Rock, para conseguir um desempenho melhor no trabalho, precisamos entender como essa dinâmica funciona.

Bill Branson-2013/Divulgação
Neurocientista australiano David Rock dá palestra sobre a neurociência da liderança
Neurocientista australiano David Rock dá palestra sobre a neurociência da liderança

Veja abaixo trechos da entrevista concedida pelo neurocientista à Folha.

*

Folha - Como melhorar, na prática, o raciocínio?

David Rock - Você precisa, literalmente, prestar atenção ao modo como pensa: observar as diferentes qualidades do seu pensamento, em que momentos do dia ele funciona melhor e como ele é influenciado por fatores externos, identificando padrões.

Você pode dar um exemplo?

Se você está tentando resolver um problema criativo, você vai perceber que seu cérebro inconsciente é muito melhor para solucionar esse tipo de questão do que o consciente. Você precisa permitir-se ter insights, e para isso é necessário acalmar-se -tirar uma soneca, fazer outra coisa por um tempo.

Como formular a rotina de trabalho ideal, do ponto de vista do funcionamento cerebral?

Foque seu trabalho no período da manhã, sem nenhuma interrupção. Faça o trabalho criativo primeiro, tudo que for urgente e importante em segundo e, por último, o o resto, como checar e-mails.

Conseguir concentrar-se é um desafio. Há alguma estratégia?

Você precisa respeitar que concentrar-se é muito difícil. Se você precisa de concentração, você precisa se desligar tudo. Evitar distrações não é suficiente, é preciso desligá-las. Procure um lugar tranqüilo, em silêncio.

Neste sentido, escritórios sem divisórias são um problema?

Com certeza. Esse tipo de escritório tem muitas distrações. Você perde cerca de um dia de produtividade no trabalho por semana.

O Brasil vive agora um momento de incerteza econômica. Como um líder deve atuar?

Eu analiso isso usando meu modelo de status, certeza, autonomia, relacionamento e justiça [Scarf, na sigla em inglês]. Quando nós nos sentimos ameaçados em uma área, neste caso, a certeza, nós precisamos encontrar meios de criar recompensas em outras, talvez na área de relacionamento.

Isso significa que líderes deveriam focar todos em objetivos comuns. Quando pessoas 'estão nisso juntas', elas fazem mais, lidam com mais sofrimento e têm um desempenho melhor sob pressão.

Você diz que nós nos organizamos em grupos de quem está "dentro" (semelhantes) e de quem está "fora" (ameaças). Como isso funciona?

Às vezes é útil criar grupos de quem está 'fora', percebidos como uma ameaça, para motivar a criação de um grupo de quem está 'dentro' em uma equipe. Um líder pode, por exemplo, motivar seus funcionários focando em superar a concorrência.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag