Publicidade
10/06/2015 - 12h07

Veja como não pagar mico na hora de falar em inglês na terra do Tio Sam

ROBERT YOUNG
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pronunciar de maneira correta pode ser um pesadelo. Todos nós sentimos isso quando aprendemos um novo idioma. O sotaque da língua portuguesa é lindo, soa como o ritmo do samba e da emoção. Mas dominar a pronúncia do português não é fácil. Descobri isto quando vim pela primeira vez ao Brasil e tentei pedir uma broa de milho.

Simplesmente assassinei a pronúncia. Acredito que tenha assustado a balconista a tal ponto que ela colocou três pãezinhos na sacolinha e me entregou rapidamente para que se livrasse logo daquela situação embaraçosa. Acontece com todos nós.

A pronúncia é vital quando construímos habilidades em uma segunda língua e há muitos erros comuns que os brasileiros cometem quando pronunciam certas terminações de palavras em inglês, em especial, o inglês norte-americano. Sem faltar com respeito ao inglês britânico da rainha, acredito que é chegada a hora de mostrarmos como dominar a pronúncia do inglês falado nos Estados Unidos.

Aqui estão algumas dicas de pronúncia mais importantes e corriqueiras:

Terminação em "ed"

É comum aos brasileiros fazer com que toda palavra terminada em "ed" soe como se terminasse em "id", como kickID ou watchID. Aqui vão algumas regras:

1 - No geral, se a palavra tem uma terminação rápida e abrupta, ela soará como um "t".

Kicked soará como kickt

Stopped soará como stopt

Watched soará como watcht

2 - Se a palavra tem uma terminação em "te" ou "de", soará como "id"

Distributed soará como distributID

Decided soará como decidID

3 - Se a palavra tiver uma leve vibração ao final, então soará como "d". A maneira para descobrir essa vibração é posicionar suas mãos em volta do pescoço quando disser a palavra. (Eu sugiro não fazer isto em público ou quando encontrar alguém para não parecer doido...).

Managed soará como managD

Loved soará como lovD

Sons de "T"

Se houver um"t" no início da palavra, então o "t" é bem forte. Se estiver no meio da palavra, então soará como"d". Better, butter, water, data, todos soam como se o "t" fosse um "d", tais como bedder, budder, wader e dada.
N e T juntos.

Quando a letra "n"tocar o "t", pode ser normal que que o "t" soe silencioso. Aqui estão alguns exemplos:

Interview soará como iNNerview

International soará como INNernational

Entertainment soará como ENNertainment

Estas regras são mais comuns no inglês norte americano do que no britânico, o que faz a pronúncia norte americana soar diferente, pois no Reino Unido é mais comum pronunciar o "t" quando ela recai no meio da palavra ou próximo à letra "n".

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag