Publicidade
28/06/2015 - 02h00

Na hora de demitir, mostre que decisão é definitiva, mas tenha empatia; veja dicas

DE SÃO PAULO

André Rapoport, diretor da consultoria Right Management no Brasil, diz que uma demissão bem feita é importante por se tratar de um momento difícil para o funcionário, mas também por ser uma maneira de evitar ações trabalhistas e manter os trabalhadores motivados.

"É preciso se preparar para dar a notícia", afirma.

Divulgação
André Rapoport, diretor geral da Right Management Brasil
André Rapoport, diretor geral da Right Management Brasil

Veja dicas para demitir:

SEM SURPRESA

O desligamento não deveria ser inesperado quando a razão é uma baixa performance. As avaliações regulares devem deixar o funcionário ciente de seu desempenho e propor planos de melhorias.

DEFINITIVO

O gestor deve estar preparado para informar, com firmeza, o motivo da demissão. Ele deve resistir a dizer que foi uma escolha da empresa, e não sua. Isso passa a ideia errada de que a decisão é reversível.

PREPARE-SE

Saiba explicar o processo e tenha as respostas para as perguntas mais comuns sobre pagamentos, prazos e cláusulas de confidencialidade. Também explique como será a transição para o sucessor.

TENHA EMPATIA

Saiba que está dando uma má notícia e coloque-se no lugar do outro. A melhor maneira de mostrar respeito e cordialidade é ser prestativo, passar informações com transparência e de maneira direta.

Colaborou GABRIELA STOCCO

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag