Publicidade
24/07/2015 - 12h00

'Tinder' das empresas, site combina profissional com potencial empregador

DE SÃO PAULO

O Tinder chegou ao mundo corporativo. Na plataforma Poachable (algo como "escaldável" em português), profissionais dizem anonimamente o que esperam de um novo emprego, e o site se responsabiliza por fazer o "match" com empresas que ofereçam esses requisitos.

A ideia é permitir que a busca por novas oportunidades de carreira possa ser feita sem chegar aos ouvidos do empregador atual.

O passo a passo é simples. Primeiro, o profissional cadastra um perfil no Poachable, em que descreve em linhas gerais seu currículo e diz que empresas admira, que cargo busca e qual salário espera em troca –ou seja, aquilo que faria com que ele trocasse a posição atual por uma nova.

Mas nada disso torna-se público. A plataforma usa essas informações para encontrar, com base em algoritmos e análise, empresas compatíveis com os anseios do candidato. Quando um encaixe é identificado, o Poachable informa primeiro ao profissional, para confirmar se ele tem interesse em trabalhar naquela empresa.

Reprodução
Página inicial do site Poachable
Página inicial do site Poachable

Ele pode responder "não" ou "talvez" –caso a resposta seja a última, o site entra em contato com o potencial empregador, sem revelar o nome do candidato. Se o interesse for recíproco, ocorre o "match" (combinação). O Poachable pede então autorização ao profissional para revelar sua identidade à empresa.

Uma vez liberado, o site envia um e-mail às partes introduzindo candidato e empresa. A partir de então, o avanço das conversas fica a cargo do "casal".

O uso do site é gratuito para os profissionais. Quem arca com os custos do serviço é a empresa, que paga uma taxa toda vez que um candidato aceita revelar sua identidade a ela.

Lançado em 2014, o Poachable já tem mais de 40 mil usuários, grande parte da área de tecnologia. Netflix, Microsoft, Facebook e Toyota são algumas das empresas que contratam os serviços da plataforma.

Usuários brasileiros, porém, não devem se animar muito. O site é todo em inglês e as oportunidades localizadas nos Estados Unidos. No momento de preencher o currículo, por exemplo, ele nem sequer reconhece o nome de algumas empresas brasileiras.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag