Publicidade
26/07/2015 - 01h35

Especialistas dão dicas para responder bem as 6 perguntas mais comuns em entrevistas

TAÍS HIRATA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Veja as dicas de Carlos Nakano, sócio da Track Jobs, e de Magui Castro, sócia da The Caldwell Partners para se sair bem nas perguntas mais comuns em entrevistas de emprego.

Quais são seus pontos fracos?

ERRADO: Falar que não tem nenhum defeito mostra falta de autocrítica e de maturidade

CERTO: Seja sincero. Uma opção é dizer que tem determinados pontos fracos, mas que tem consciência disso e que já está trabalhando para melhorá-los.

Quais são seus pontos fortes?

ERRADO: Não fique só com os lugares comuns como "trabalho bem em equipe", "aprendo rápido" ou "sou esforçado".

CERTO: Ao invés de dar apenas adjetivos, dê exemplos de situações de trabalho em que você demonstrou suas qualidades.

Qual sua pretensão salarial?

ERRADO: Se você não responde, pode passar a impressão de que está buscando extrair do empregador o maior valor possível.

CERTO: Vá para a entrevista com uma faixa salarial em mente. Se o entrevistador pergunta a pretensão, é porque é um dado importante para o processo. Isso também mostra que você está por dentro do mercado de trabalho.

Mencione projetos em que participou e qual foi sua atuação

ERRADO: Não minta, nem supervalorize sua participação em determinado projeto. Caso você de fato seja contratado, a chance de descobrirem, e sua imagem sair prejudicada é grande.

CERTO: Seja sincero e direto. Se seu entrevistador pediu dois exemplos, não dê mais. Também evite ser prolixo e tente seguir uma linha lógica de raciocínio. Uma dica é, antes da entrevista, escrever suas respostas e ensaiá-las.

Como você se vê daqui a dez anos?

ERRADO: Cuidado para não soar excessivamente ambicioso, é importante manter o pé na realidade. Evite também falar sobre aspectos que vão além do trabalho, como família ou viagens.

CERTO: Caso você não tenha, é importante montar um passo a passo do planejamento de sua carreira, elencando quais recursos você pretende utilizar para chegar a seu objetivo. Cursos de idiomas ou pós graduações são itens interessantes para serem mencionados.

Perguntas em outras línguas

ERRADO: Jamais minta sobre seu nível de fluência em outras línguas. É o tipo de situação que elimina o candidato na hora.

CERTO: Vá para a entrevista preparado para responder perguntas simples e complexas em outro idioma. Caso não saiba, busque termos técnicos de sua profissão para mostrar repertório.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag