Publicidade
02/08/2015 - 02h00

Ambiente colaborativo não precisa ser livre de conflitos de ideias, diz coach

DE SÃO PAULO

O gestor deve incentivar a colaboração em seu time para que todos "joguem limpo", defende a coach executiva Eva Hirsch Pontes, da Phoenix Coach.

Isso significa proporcionar um local de trabalho onde a motivação para dar o melhor de si seja superar o concorrente e não um colega. "Crie um ambiente em que possam defender suas ideias abertamente, com ética", diz.

Divulgação
Coach executiva Eva Hirsch Pontes, da Phoenix Coach
Coach executiva Eva Hirsch Pontes, da Phoenix Coach

Veja abaixo dicas da coach Eva Hirsch Pontes para criar uma cultura colaborativa em sua equipe:

DISCORDE

Ter uma cultura colaborativa não significa que todos precisam ser "bonzinhos" e que não haverá conflitos de ideias. Discordar é saudável, mas discussões pessoais prejudicam a produtividade.

DIGA "NÃO SEI"

Erros acontecem, mas, para evitá-los, incentive sua equipe a pedir ajuda. Crie momentos para que cada um diga a dificuldade que está enfrentando em seu projeto e que colega poderia auxiliá-lo.

FAÇA AUTOCRÍTICA

Organize reuniões regulares para que a equipe avalie erros e diga como melhorar rotinas e processos que "travam" o trabalho. Mas cuidado, não é a hora de procurar culpados ou avaliar desempenho.

NÃO COMPARE

Avalie o desempenho dos funcionários com base em resultados de cada um e não em relação aos colegas deles, assim você incentiva a competição com concorrentes e não dentro da sua empresa.

Colaborou GABRIELA STOCCO

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag